Setup Muito Assertivo: Divergência Mini Índice e Mini Dólar

Esse é um operacional muito fácil para montar e retorna uma assertividade incrível para day trade em minicontratos, mini índice e mini dólar, da bolsa de valores do Brasil.

É o “Setup Divergência Índice – Dólar” que pode ser operado em ambos ativos simultaneamente ou, de forma individual no Mini Índice ou, no Mini Dólar.

Foi projetado especialmente para entradas do tipo scalper, aproveitando a força de aceleração dos candles alvo em qualquer horário do pregão. Confira abaixo como montar o setup e, se desejar testar, faço no simulador.

Configurações do setup

– Ativos: Mini Índice, Mini Dólar ou ambos.
Tempo gráfico: 10 minutos.
– Alvo do ganho: 250 pontos no Mini Índice ou 10 pontos no Mini Dólar.
– Risco máximo (loss): o mesmo do ganho: 250 pontos no Mini Índice ou 10 pontos no Mini Dólar.
– Horário: indiferente (recomenda-se evitar operar na última hora de pregão).
– Plataforma: utilizamos o ProfitChart, caso utilize outra plataforma, confere se possui os indicadores recomendados para este operacional.

Indicadores úteis

De uma forma geral os indicadores para este setup não são obrigatórios, no entanto, auxiliam a encontrar o melhor momento para tomada de decisão, para entrada no operacional, são eles:

– Comparação de preços: o indicador mostra visualmente o desnível de preço entre os dois ativos que iremos operar, ou seja, o índice e o dólar.

– Volume financeiro: o indicador é mostrado por padrão no formato de histograma (retângulos na vertical). Auxilia à tomada de decisão quando o tamanho do retângulo alvo aumenta consideravelmente de tamanho.

– SmartBar: colore o indicador de preço acima para indicar provável entrada de fluxo institucional na operação. A versão para o ProfitChart pode ser baixada de graça aqui.

Adicionando os indicadores no gráfico do Profithchart:

Para adicionar o indicador de comparação, entre no menu dos indicadores e insira no gráfico. Por padrão, a plataforma insere em janela inferior do gráfico, em uma forma de linha de candles.

Vamos alterar para mostrar uma linha simples e, configurar os dois ativos que desejamos comparar.

Para isso, clique duas vezes sobre a linha do indicador para acessarmos a caixa de configuração do indicador e, vamos ajustar para o operacional, conforme as imagens:

im1
A primeira configuração será na aba propriedades. Marque ao lado de linha e, assim, o indicador será na forma de linha.

im2
Agora vamos adicionar os ativos que queremos comparar. Clique na aba ativos (1).

Como iremos operar no gráfico de Mini Índice, por padrão, aparecerá automaticamente o código deste ativo. Agora vamos adicionar o segundo ativos, ou seja, o Mini Dólar.

Na seta indicada pelo número (2) escreva o código do ativo atual para comparar, ou seja, o código do Mini Dólar em negociação e, em seguida, na listagem de sugestão indicada (número 3), clique em adicionar.

Confira se o ativo aparecerá na lista ao lado direito. Estando tudo ok, vamos ao passo final:

im3
Vamos colorir as duas linhas dos ativos selecionados para fácil visualização no gráfico.

Clique na aba aparência (1). Em seguida, clique no ativo desejado (seta 2) e, na coluna ao lado (seta 3) escolha a cor que desejar para o primeiro ativo.

Em seguida, repita o mesmo procedimento para o segundo ativo (seta 4).

Ao concluir, clique em ok (seta 5).

O indicador será plotado abaixo dos candles, confira na imagem seguinte:im4

Agora vamos inserir no gráfico o indicador volume financeiro:

Simplesmente, no menu de indicadores do Profitchart, selecione o indicador “volume financeiro”, o mesmo será plotado no formato de histograma, também na parte inferior do gráfico.

Por fim, vamos inserir a regra de coloração SmartBar sobre o gráfico de volume, para colorir com diferentes cores, conforme o fluxo financeiro negociado. Para baixar este indicador e entender suas funções, clique aqui.

Para inserir a regra, clique com o botão direito do mouse sobre o indicador volume financeiro, em seguida clique em, inserir regra de coloração e, finalmente, clique sobre SmartBar.

A seta mostra na imagem abaixo o indicador de volume com a regra já incluída:
im5

Janela de divergência

Podemos escolher se iremos operar o Mini Índice, o Mini Dólar ou, ambos, simultaneamente.

Para nos auxiliar na tomada de decisão podemos deixar os dois gráficos abertos na mesma janela, um ao lado do outro, para verificarmos se a divergência entre ambos os preços de ativos realmente ocorre.

Então, se iremos operar o Mini Índice, podemos verificar o que ocorre no gráfico de dólar e, se iremos operar o Mini Dólar, podemos acompanhar o que ocorre simultaneamente no gráfico de índice.

Qual a lógica do setup?

A divergência poderá ser operada porque, geralmente, os dois ativos caminham de forma oposta um em relação ao outro.

Se, o dólar está em tendência de alta, o índice está em tendência de baixa.

Da mesma forma o índice estando em alta, o dólar é quem estará em tendência de baixa.

Em determinados momentos, essa divergência poderá ser considerável, representada por candle de grande tamanho em ambos ativos, porém, de forma oposta.

Assim, haverá a formação de um grande candle de alta no dólar, por exemplo e, um grande candle de baixa no Mini Índice, e vice-versa.


Na imagem acima temos simultaneamente o preço do dólar e do índice no mesmo momento. Como podemos perceber, enquanto o dólar faz um grande candle de alta, o índice faz um grande candle de baixa. Este é um indício de divergência operável.

Confirmando com indicadores

Podemos olhar para o “indicador comparação” e verificarmos se as linhas que representam os dois ativos se afastam ou não, de forma abrupta, uma da outra.

A análise está sendo realizada no gráfico do Mini Índice.

im7b
Pela ilustração acima podemos ver o indicador comparação mostrando que os dois ativos estavam em harmonia de preço. As linhas de cor fúcsia e verde estavam paralelas até o ponto o qual sinalizei com a seta.

O movimento, o qual está demonstrado pela seta, indica o início de uma divergência considerável de preço entre os dois ativos. É uma sinalização que nos deixa alerta para um possível momento de entrada na operação: venda de Mini Índice (linha verde) ou, compra de Mini Dólar (linha fúcsia).

Mais abaixo, temos o indicador de volume, o qual, apresenta um momento incomum no comportamento do mercado:

im8
Nesta imagem acima podemos ver que o os retângulos do histograma, na região indicada pela seta, assumem um tamanho considerável, bem maior em relação aos antecessores.

Esse aumento de tamanho do histograma revela que está ocorrendo uma entrada acima do normal de negócios.

Por fim, a regra de coloração SmartBar colore de amarelo esta região do histograma, confirmando um fluxo acima do normal de negócios naquele momento do mercado.

A decisão de entrada

A decisão final de entrada na operação irá considerar se, o candle está crescendo de tamanho, fazendo os tradicionais repiques* de forma discreta e, novamente acelerando para renovar novas máximas (compra) ou novas mínimas (venda).

A posição da entrada é realizada na máxima ou mínima do candle após repiques discretos do candle.

*Por repique, entende-se que, o candle aumenta de tamanho e faz pequenos retornos, em seguida, continua o movimento de aceleração, aumentando ainda mais o seu tamanho.

A partir do ponto de entrada, que será colocado somente na extremidade do candle após dois ou três repiques, espera-se que a ordem seja executada e, alcance o objetivo, definido em 250 pontos no índice ou, 10 pontos no dólar.

A ordem de stop loss também poderá ser o mesmo tamanho do objetivo, neste caso, 250 pontos no índice e 10 pontos no dólar.

im9
A imagem acima a posição de um mesmo candle. Perceba que, o candle cria uma nova mínima e faz pequenos repiques, em seguida, acelera novamente e faz uma nova mínima.

Finalmente, se o candle atingir a posição indicada pela seta, tomamos a decisão e entramos na operação, neste caso, vendendo.

No índice buscaremos 250 pontos de ganho e colocamos o stop de loss em 250 pontos na posição contrária. No dólar são 10 pontos em ganho e 10 na posição de stop loss.

im10

Na imagem acima o exemplo se deu em posição de venda, porém, se o movimento fosse de alta o operacional é o mesmo, a única diferença é colocar a ordem de compra na máxima, ou seja, na parte de cima do candle.

Relacionado

Vídeo passo a passo da estratégia divergência Mini Índice – Mini Dólar. Clique para assistir no YouTube.
– Baixar a coloração de big players para ProfitChar. Clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*