Métodos do Thomas e a Controvérsia Dominante

Os operacionais do Thomas (Escola Para Uber) tem uma assertividade muito atraente para operações de day trade em mini índice e mini dólar.

Mas, há um grande ponto a ser esclarecido e, muitas vezes, os traders não levam em consideração esse detalhe, o qual pode excluir inúmeros operadores dos setups do Thomas.

A controvérsia encontrada está relacionada aos valores financeiros necessários para operar com segurança os métodos do Thomas, os quais utilizam preço médio.

Não é possível operar, de forma segura, sem um valor considerável em margem de garantia, especialmente para operações em mini dólar, o qual tem alavancagem muito agressiva, requerendo atenção redobrada nos operacionais do Thomas.

Os setups, como o Sniper, o Receita do Bolo e o Chá do Dia têm uma porcentagem de asserto acima de 90%, conforme o próprio criador informa, em inúmeros vídeos.

Porém, o percentual de asserto mencionado, inclui, as chamadas reversões e martingale.

Lógica dos operacionais

Os operacionais são realizados em gráfico de candles, em tempo gráfico de 15 minutos, no mini índice ou, no mini dólar, sendo que, o tamanho do candle pode, ou não, ter limites de tamanho para entrada, variando conforme o tipo de operacional.

Quando forma-se o chamado candle de sinal, marca-se as suas extremidades, ou seja, o ponto máximo e, o ponto mínimo, deste candle de sinal.

Se, o candle seguinte “romper” uma das extremidades do candle de sinal, ocorre o start, ou seja, a entrada no operacional é acionada, tanto de forma comprada (extremidade superior), como de forma vendida (extremidade inferior) em relação ao candle de sinal.
im1

Após o start, o objetivo do operacional é o preço buscar uma quantidade de pontos no mesmo lado do start, ou seja, se comprado, espera-se que o preço continue subindo e alcance o objetivo, se vendido, espera-se que o preço continue caindo até alcançar o objetivo do operacional.

Mas, nem sempre o objetivo é alcançado no lado esperado.

Reversões

Caso o operacional não atinja o objetivo no lado esperado, ou seja, no mesmo lado onde ocorreu o start, os operacionais do Thomas utilizam o conceito de reversão.

Uma reversão será acionada se, o preço retornar para o “lado contrário ao ponto de start”, ou seja, no lado oposto do candle de sinal (a extremidade oposta do candle de sinal).

Neste caso, se a operação é compradora, reverte-se para operação vendedora.

Por outro lado, se o start inicial era vendedor, reverte-se para uma operação comprada.

im2
Veja no exemplo desta imagem: O candle de sinal é o primeiro, de cor preta.

A entrada ocorreu de forma vendedora, no primeiro candle após o candle de sinal. No entanto, não alcançou o objetivo e, o preço começou a mudar para o lado da compra.

No terceiro candle (de cor branca), atingiu a extremidade oposta do candle de sinal, local onde ocorreu a reversão, a qual, será em quantidade dobrada de contratos. Neste exemplo, o objetivo foi alcançado na reversão.

Se, mesmo após a primeira reversão, o objetivo de pontos não for alcançado, repete-se novas entradas de reversão, podendo ou não ter limites dessas entradas, conforme o operacional e conceito de risco do trader.

Um ponto controverso nesses operacionais é, reverter a mão, dobrando-se o número de contratos, em cada reversão.

Martingale

O conceito de martingale é encerrar a operação perdedora e, automaticamente, entrar na operação em lado contrário, porém, com número dobrado de apostas.

Ou seja, nos minicontratos de índice ou dólar, os operacionais do Thomas Sniper, Chá do dia e Receito do bolo, seguem a seguinte linha:

Se, o trader estiver COMPRADO e, o preço retornar para a extremidade oposta do candle, deverá encerrar a posição de compra e, imediatamente dobrar o número de contratos e, entrar novamente em posição VENDIDA.

Da mesma maneira, se o trader estiver VENDIDO e, o preço retornar ao lado oposto do candle de sinal, a operação é encerrada e, imediatamente aberta em posição COMPRADA, porém com número de contratos dobrados em relação a entrada inicial.

A grande controvérsia

Como podemos imaginar, o risco de capital aumenta em reversões com martingale, porque, caso o objetivo de ganho não seja alcançado, a quantidade de dinheiro em margem de garantia deverá ser expressivo.

Ora, um grande número de traders, especialmente os que estão chegando na bolsa de valores, atraídos com promessas de ganho fácil de dinheiro, não possuem um financeiro expressivo, para suportar perdas, em possíveis reversões sucessivas.

Muitos trades ao realizados com o operacional do Thomas ocorrem em uma ou mais reversão. Cada reversão poderá representar a necessidade de grandes somas de dinheiro na margem de garantia, podendo ou não, em seguida, alcançar o objetivo de ganho.

Portanto, é necessário ter plena consciência do valor necessário para alocar em margem de garantia, para operar os setups deste operacional.

Esse valor precisa ser em quantidade tal, que, permita ao trader, estar confortável em suportar ver o saldo ficar negativo, especialmente quando reversões são necessárias.

Além disso, o trader não deveria utilizar qualquer valor financeiro como margem de garantia se, esse dinheiro for extraído do pagamento de outras despesas ou obrigações.

Fora isso, os operacionais do Thomas têm, uma assertividade, realmente, considerável de asserto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*