Os Segredos Que Tornarão Você Um Trader Profissional

Vou te contar as três características que fazem pessoas espertas, se tornarem traders de verdades e não somente aventureiros da bolsa de valores.

Eu quero muito que você foque na hipótese de perder, na derrota, no loss.

E, como isso será o gatilho que vai te levar à consistência, de uma forma ainda mais rápida, fazendo operações no mini Índice, mini dólar e outras ações em day trade.

Garanto para você que, todos que hoje são consistentes e vivem do mercado, não chegaram lá sem dor a dor da perda… Mas sim, o grande aprendizado chegou quando eles aprenderam a conviver pacificamente com a derrota.

Eu desejo muito que você alcance o sucesso em suas operações. Não duvide, você será um trader de sucesso e, as dicas seguintes, são as chaves para iniciar nesta profissão com o pé direito.

Perca no day trade

Sim, você não leu errado. Mas eu reformularia a frase de outro jeito dizendo assim: aprenda a perder dinheiro.

Tem uma coisa que eu quero fazer e vou fazer questão de filmar (e colocar no meu canal no YoutuBe). Eu quero sair à rua e vou deixar dinheiro em algum para brisa de carro, ou jogar no lixo, sei lá… uma coisa desse tipo.

Para que?  Para mostrar para você que eu não me importo em perder dinheiro, desde que, seja um valor que eu aceite, de boa, perder.

Todo o trader que hoje vive do mercado foi porque desenvolveu, veja, ele não nasceu com o talento de aceitar a perda, mas ele aprendeu a aceitar perder dinheiro, a não sofrer com isso, a não se desesperar com isso.

Mas atenção…  sem ser um louco… a perda tem que estar dentro de um limite tolerável de risco. Porque perder, sim, mas sempre dentro de um patamar onde o controle de risco aceite perder.

Se, as perdas estão sendo recorrentes, estão esgotando o seu bolso, o seu dinheiro, algo de errado tem aí.

Ou, é o operacional que não está dando certo ou, é o seu controle emocional que não está te deixando operar corretamente ou, ainda, realmente, é hora de buscar outras estratégias.

E, para testar o acerto de qualquer operacional existe o simulador. Ele foi feito para isso. Porém, se for emocional, não tem jeito, vai se preciso sentir a dor até ela se tornar tolerável.

Congele o stop

Já ouvi traders de sucesso dizerem: “entro na operação, coloco o ponto de ganho, coloco o ponto de loss e não faço mais nada”. Eu concordo, é isso mesmo.

Se, entramos na guerra, já estarei morto. Se, por acaso escapar ileso, ótimo. Um dia ouvi um aviador dizer: “todo o avião vem pronto para arremeter. Em última circunstância ele vai pousar”.

Com a posição de stop a ideia é a mesmo. A posição de stop loss não deve ser alterada.

É difícil ver o preço chegando no loss, isso significa que fomos derrotados. Muitos traders fazem reversão, a reversão é um stop loss com entrada imediatamente em sentido contrário.

Não passe o seu limite de stop loss.

Primeiro, porque o stop vai acontecer. Segundo, perder uma batalha não significa perder a guerra. Estude mais, aprimore mais, teste mais no simulador e conta real, e tente de novo.

Ninguém começa acertando

Thomas Edson inventou a lâmpada elétrica e se tornou um dos homens mais ricos de sua época. Mas ele teve uma jornada extensa de perdas e derrotas acachapantes.

Ele fracassou muito em cada modelo de lâmpada que tentava criar. Sempre que produzia um modelo de lâmpada, acabava dando errado e alguns de seus conhecidos não acreditavam que pudesse ter sucesso.

Um dia alguém falou a ele: “Edison, fracassou mais uma vez?” Ao que Edison retrucou: “não foi fracasso, foi apenas mais uma hipótese descartada”.

E, finalmente, obteve sucesso.

Ninguém começa a fazer operações de day trade acertando. É preciso praticar muito, errar muito, tudo isso vai refinando as nossas percepções. E tudo isso nos levará a um único fim, a vitória, a consistência nas operações.

Mercado vai existir infinitamente, use com calma, sem cobrar que isso seja sua única fonte de renda.

Vai aprendendo com perdas do jeito certo, sem afetar seu patrimônio, sem realizar operações malucas, sem ficar mudando a posição do loss.

Sem entrar no mercado esperando tirar “dele” o dinheiro para pagar as suas contas, isso se tornará a consequência e não a obrigação de suas operações.

Resumindo

Desenvolva em você o dom de conviver com as perdas, de fazer uso do stop loss, de não comprometer o seu patrimônio em troca de ganhar na esperança ou na sorte.

Ah, e não se deixe seduzir por todos “aqueles” vendedores de ilusões, que usam de gatilhos emocionais para te convencer a comprar estratégias malucas e que te trarão ainda mais frustrações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*