Como escolher um software de gestão empesarial

Um software de gestão empresarial (ERP) é uma das mais importantes ferramentas de trabalho a ser utilizada no gerenciamento de uma empresa. Sua missão é automatizar todos os processos, dentro de determinadas regras de negócio, objetivando a máxima redução de custos e a integração mais eficiente possível dentro dos processos de negócios.

O ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Corporativos) é um sistema computacional que garante o apoio para todas as operações e processos e, para tal, contém (ou são adicionados conforme a necessidade) módulos de trabalho complementar, que abrange áreas como financeiro, produção, recursos humanos, estoque, venda, entre outros.

Há um grande número de sistemas de gestão empresarial disponível no mercado, é possível encontrar soluções para pequenas, médias e grandes empresas. Cabe a cada empresário ou conselho de administração, estudar e definir qual é o melhor sistema para o uso na empresa.

Escolhendo um sistema de gestão adequado:

Ponto inicial, responda a seguinte pergunta: Qual a real necessidade da empresa? Cruze esta informação com o tipo de tecnologia que o software de gestão a ser escolhido oferece.

Depois responda: Quais são as funções, presentes no software, que podem ser aproveitadas para a empresa? Defina se essas funções resultarão em redução de custos, aumento de competitividade, otimização no tempo de operações, entre outros.

Tenha em mente que um software de gestão empresarial, tem que estar adaptado à legislação do nosso país; pois, quando ocorrem mudanças na legislação tributária, as empresas necessitam mudar seus procedimentos para ficarem enquadradas dentro das novas normas e, a rapidez no processo de mudança, é um ponto essencial dentro do mercado competitivo em que estamos inseridos.

É importante verificar, se há compatibilidade com a internet, já que alguns sistemas poderão compartilhar informações entre diferentes redes e tecnologias. Outro fator, é observar se a linguagem de programação empregada no desenvolvimento da aplicação e o banco de dados são aceitos e utilizados mundialmente.

O software deverá oferecer a possibilidade para consulta ou rastreamento das operações efetuadas, função em que os administradores do sistema possam identificar qual usuário executou uma determinada operação e, assim, ter o controle e a segurança que se deseja em todas as operações do negócio.

Obtenha a documentação completa do sistema para o melhor entendimento e customização das funcionalidades empresarial. O treinamento dos funcionários, qualificando-os a obterem o máximo de aproveitamento dos recursos do software é um item que não pode passar por despercebido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*