Como evitar a calvície e queda de cabelos?

Pânico na possibilidade de ser chamado de cebolinha por que a calvície está rondando? Não se preocupe, nós lhe forneceremos neste texto algumas dicas tanto para quem não é; para quem está começando  e para quem já está calvo, de forma que a calvície se afaste bem longe de você.

Seria a testa um pedaço da cabeça que em nossos antepassados já foi coberta por cabelos? Pode ser, porque geralmente os cabelos começam a desaparecer acima da testa e aumenta para trás. Em outros casos, não tem nada a ver, começa no topo da cabeça ou ainda nos cantos, as chamadas “entradas”.

O fator genético, segundo dizem os especialistas, é um dos principais fatores da calvície e quem pensa que somente homens é que ficam carecas, está enganado. As mulheres também podem ficar calvas. Porém, no fator genético, o gene responsável por este fenótipo se manifesta na proporção 3:1 (para cada 4 indivíduos afetados, 3 são homens e 1 será mulher), ou seja, ou seja, 75% dos homens podem ter pré-disposição para portar o gene da calvície contra apenas 25% nas mulheres. Mas aqui, não é esta a discussão.

Outros fatores importantes que podem influenciar na queda de cabelos: estresse; determinados tipos de regimes excessivos; distúrbios da tireoide, radiações, bebidas, cigarros e outros.

Bons métodos para evitar a queda de cabelo: viver uma vida saudável, com alimentação adequada e prática de exercícios físicos. Tudo isso, tende a oferecer uma nutrição correta aos cabelos e uma adequada irrigação do couro cabeludo. Um outro fator importante é a pessoa se livrar do estresse contínuo e relaxar, porque isso auxilia a redução da produção de hormônios, que provocam a queda de cabelo.

Alimentação importante para prevenir a calvície: alimentos ricos em proteínas, ferro, zinco, complexo B, óleo de linhaça e aminoácidos, entre outros.

Medicamentos podem barrar a queda de cabelos? Segundo os especialistas sim. Entre eles estão: o minoxidil, a finasterida, a tretinoína, e o 17-alpha-estradiol.

O que é DHT? É a abreviação do nome que se dá ao hormônio masculino Dihidrotestosterona, que pode estar bastante presente na estrutura capilar e, é um dos grandes vilões da queda de cabelo nos homens. Por isso, um dos mais eficientes tratamentos, consiste na utilização de medicamentos que inibem a produção deste hormônio no folículo piloso, com finasterida, barrando a queda.

Já a intra dermoterapia, consiste em um tipo de tratamento onde são introduzidos produtos ativos na região que necessita de regeneração capilar no couro cabeludo, a qual traz resultado bastante animadores para o paciente.

Além disso, há muitos outros tipos de tratamentos já em utilização, a maioria sempre apresentando bons resultados na restauração e prevenção da calvície, como o minoxidil, um vasodiladator que atua no couro cabeludo, melhorando a oxigenação e crescimento celular dos cabelos, entre outros.

Antes de qualquer coisa, se você está ficando calvo, tem que procurar um dermatologista, ou melhor, se possível procure mais do que um e verifique qual deles lhe inspirou maior confiança. O médico dermatologista é o profissional que saberá definir qual o tipo da calvície e lhe prescreverá o melhor tratamento para o seu caso.

2 Replies to “Como evitar a calvície e queda de cabelos?”

  1. eu tenho 20 anos e tá acontecendo que eu estou com umas entradas na minha testa, e tá ficando grande
    mas eu não tenho condições de fazer um tratamento para evitar esse tipo de calvicie, e eu queria saber se há alguma forma de tratamento que não possa está gastando dinheiro, ex: exercícios físicos, alimentação etc……

  2. queria saber as causas de queda de cabelo na mulher , joven 24 anos ,a partir do comenzo da testa , na frente e laterais … amiga desesperada obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*