Como fazer para contar as estrelas do céu?




Difícil acertar em cheio, mas segundo os especialistas, é possível se observar cerca de 8.500 estrelas a olho nu quando as noites estão totalmente isentas de “interferências naturais ou artificiais”, porém, nem todas podem ser vistas simultaneamente por causa da posição da terra em relação aos astros. O número normal em determinada observação, ao acaso, em uma noite propícia, não passa de 2.500.

Número irrisório de luzes que chegam aos nossos olhos para uma galáxia composta de aproximadamente 300 bilhões de estrelas. Com o uso de um binóculo amador, uma pessoa poderá ver em torno de 30 mil estrelas e conforme aumenta-se a potência do telescópio maior a quantidade que se torna visível.

Difícil contar todas as estrelas da nossa Via Láctea? Na verdade o número total estimada toma por base um cálculo matemático, onde baseando-se nas características de rotação da Via Láctea, presume-se que a mesma possua 300 bilhões de vezes a massa do sol, astro usado como referência para este cálculo. Embora o número não seja correto, presume-se então, que o número de estrelas da nossa galáxia seja de 300 bilhões.

Como calcular o número de estrelas visíveis a olho nu? Não adianta contar uma por uma, isso não vai dar certo. O método mais usado é a boa e velha matemática para nos auxiliar e alguns objetos complementares. Vamos experimentar?




1)      Ache um tubo de papelão ou de plástico, onde este tubo tenha o comprimento em torno de 10 vezes o tamanho do diâmetro interno.

2)      À noite, procure um local de céu aberto, onde seja possível observar o céu com o mínimo de obstáculos possíveis.

3)      Observe através do tubo uma região qualquer do céu. Certifique-se de colocar uma das extremidades do tubo sobre os olhos, da mesma forma que se observa em um binóculo.

4)      Conte o número de estrelas que você consegue ver nesta observação e escreva em um papel. Em seguida aponte para outro local do céu e conte as estrelas observadas novamente. Repita este procedimento 10 vezes, anotando o número de estrelas vistas, observando sempre regiões diferentes do céu. Se em determinada observação não verificar nenhuma estrela, considere como correto o número zero.

5)      Calcule agora o número médio de estrelas observadas, basta somar todas as estrelas observadas e dividir o somatório por 10.

6)      Por fim, use a fórmula: M8(L/D)2

Onde: M = média das estrelas vistas através do tubo,

L = a área do tubo

D = a área coberta pela abertura do tubo

Fácil, não?




One Reply to “Como fazer para contar as estrelas do céu?”

  1. Pingback: A|CLUB – 365 ideias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*