Mini Dólar WDO O que é, Como Funciona

Mini dólar é um contrato futuro negociado na bolsa de valores brasileira, a B3 (antiga BM&FBOVESPA), que permite a compra ou venda de dólares americanos com vencimento em determinada data.

O contrato tem um valor menor do que o contrato cheio de dólar, o que o torna acessível para investidores com menor poder financeiro.

O mini dólar tem uma variação de preço determinada pela cotação do dólar americano em relação ao real brasileiro.

Assim, é possível realizar operações de compra ou venda do contrato com o objetivo de obter lucro com a variação do preço do dólar.

É importante ressaltar que o mini dólar é um investimento de alto risco e volatilidade, pois as oscilações cambiais podem ser bastante intensas em períodos curtos de tempo.

Por isso, é necessário que o investidor tenha conhecimento adequado sobre o mercado financeiro e esteja disposto a assumir riscos para investir nesse tipo de ativo.

O objetivo da negociação do mini dólar é permitir que os investidores possam se proteger contra a oscilação do câmbio ou especular com a variação do preço do dólar.

Isso é feito por meio da compra e venda de contratos futuros, que permitem fixar um preço para a compra ou venda da moeda em uma data futura.

É importante destacar que a negociação de contratos futuros envolve riscos e é indicada para investidores com perfil arrojado e experiência no mercado financeiro.

Antes de investir em mini dólar, é recomendado buscar informações e orientações de profissionais especializados.

Os contratos de Mini Dólar têm vencimento mensal e podem ser negociados durante todo o horário de funcionamento da bolsa, que vai das 9h às 18h (geralmente).

Para operar no Mini Dólar, é preciso ter uma conta em uma corretora de valores mobiliários e conhecer os riscos e oportunidades desse mercado.

O código de negociação do Mini Dólar na B3 é formado pelo prefixo WDO, seguido de duas letras que indicam o mês de vencimento do contrato e dois números que indicam o ano de vencimento.

Por exemplo:

  • WDO H23 : contrato com vencimento no último dia de março de 2023
  • WDO M24 : contrato com vencimento no último dia de junho de 2024
  • WDO Z25 : contrato com vencimento no último dia de dezembro de 2025

As letras que indicam o mês de vencimento seguem a seguinte tabela:

  • F : janeiro
  • G : fevereiro
  • H : março
  • J : abril
  • K : maio
  • M : junho
  • N : julho
  • Q : agosto
  • U : setembro
  • V : outubro
  • X : novembro
  • Z : dezembro

Por exemplo, WDO F25 seria um contrato de Mini Dólar com vencimento no último dia útil de janeiro de 2025.

O contrato vencido é extinto, não sendo mais possível negocia-lo.

O valor negociado por contratos de mini dólar equivale a 20% do valor do contrato de dólar cheio, correspondendo ao valor nominal de 10 mil dólares.

Isso significa que, ao abrir uma ordem de compra ou de venda para um único contrato de mini dólar, estamos movimentando o equivalente a 10 mil dólares através da plataforma de negociação.

Contudo, através da alavancagem das corretoras, os investidores vão operam somente a variação obtida/perdida desse valor.

Por isso, não é necessário possuir os 10 mil dólares para operar neste mercado, mas sim, um valor depositado em garantia para cobrir a possível perda que possa vir a acontecer.

Por exemplo, se um trader comprar um contrato de mini dólar pela cotação em 5.567,05 esperando que esse valor aumente, para depois, vender por um preço mais alto e lucrar com a valorização o objetivo foi alcançado, ou seja, comprou barato e vendeu mais caro, resultando em lucro.

No entanto, o cenário poderá ser o inesperado, ao invés da cotação subir, no mesmo exemplo acima, ela venha a cair.

Isso representa que a cotação no momento de compra está mail alta àquela da venda, representando prejuízo.

O valor depositado em garantia tem exatamente esta finalidade, de honrar com as perdas nas operações onde o preço foi para o lado contrário ao da entrada no trade.

Vale lembrar que, em operações de mini dólar, assim como qualquer operação em day trade, é possível iniciar uma operação tanto comprando um contrato esperando-se lucrar na valorização da cotação, quanto iniciar a operação vendendo, quando espera-se que, neste caso, o valor da cotação diminua.

O que busca-se em cada entrada é acertar a direção em que a cotação do ativo atinja na sequência.

Tanto faz entrar de forma comprada ou de forma vendida, o mini dólar vai remunerar o investidor com movimentação através de pontos, os quais são iniciados no exato momento onde o investidor resolve entrar no jogo.

A movimentação mínima que a cotação do mini dólar se movimenta é 05 ponto (meio ponto) e equivale a R$5,00

Por exemplo, o investidor observando as cotações no gráfico está entusiasmado acreditando que a cotação do dólar vai subir, então ele aperta o botão e compra um contrato cotado em U$5.135,05

Se a cotação aumentar para 5.136,00 ele obteve cinco reais de lucro.

Se a cotação continuar aumentando e subir para 5.136,05 ele obteve dez reais de lucro desde o local da entrada.

No entanto, pelo mesmo exemplo, se o preço cair e, está agora cotado em 5.135,00 ele está perdendo cinco reais.

Se a cotação continuar diminuindo e agora cair para 5.134,05 ele está perdendo dez reais desde o local da entrada.

A mesma lógica acontece se a entrada na operação for iniciada através de uma ordem de venda de um mini contrato de dólar.

A diferença entre entrar de forma comprada ou de forma vendida é simplesmente a direção que espera para obter-se o lucro na operação.

Entrada comprada: lucra-se quando a cotação do dólar aumenta a partir do momento da entrada.
Entrada vendida: lucra-se quando a cotação do dólar diminuir em relação ao ponto de entrada na operação.

Outro ponto a ser considerado é que, mesmo quando a cotação está no caminho do lucro, a mesma poderá inverter a qualquer momento e ir para o lado perdedor.

Por isso, o investidor poderá liquidar o seu contrato a qualquer momento, evitando que um lucro já conquistado acabe se tornando prejuízo.

A mesma lógica ocorre quando a operação está dando errada. A qualquer momento a cotação poderá inverter e voltar para o lado da entrada, se tornando em lucro.

Contudo, quando a operação está no lado do prejuízo, a corretora começa a buscar os valores depositados em garantia pelo investidor e, caso o investidor comprometa todo esse valor depositado e, teima em continuar esperando a cotação retornar para o lado do lucro, o robô de gerenciamento de risco da corretora poderá atuar, liquidando de forma compulsória o contrato (cobrando uma multa do investidor por isso).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*