Fobias esquisitas, medos estranhos.

As fobias podem ser definidas como um medo exagerado e sem controle que as pessoas têm em relação à determinada situação. Quase todas as pessoas têm fobia de alguma coisa ou de outra, como por exemplo, a acrofobia (medo de grandes altitudes) ou aracnofobia (medo de aranhas). Fobias são geralmente associadas a algum trauma ou experiência negativa vivida em alguma fase da vida, principalmente na infância. Abaixo, listamos a definição de algumas fobias nada normais e bem esquisitas.

Aletrorofobia: o medo exagerado que algumas pessoas têm de galinhas é denominado com este nome. Uma variação desta fobia é chamada de ornitofobia, que engloba o medo de pássaros em geral. Parece estranho alguém ter fobia de uma ave como essa, porém pode existir, como no exemplo do filme os pássaros, de Alfred Hitchcock.

Ambulofobia: ou medo de andar, nada mais é do que o pavor que determinadas pessoas têm no fato de simplesmente caminhar. Esta é uma fobia que pode aparecer em pessoas que sofreram sérias lesões nas pernas ou outro fato que as tenham deixado por um longo tempo sem possibilidades de caminhar.

Anatidaefobia: é um medo que algumas pessoas podem ter por serem observadas ou perseguidas por patos.

Antofobia: nada mais é do que uma fobia que determinadas pessoas têm em relação a plantas com flores, ou simplesmente, medo por alguma razão ou trauma de flores.

Autofobia: um medo anormal que algumas pessoas têm de si próprias ou de ficarem sozinhas. Quem tem este transtorno, sofre ao imaginar que ninguém se preocupa com ela ou porque os outros o ignoram.

Caetofobia: ou medo de pêlos ou seres peludos, pessoas com esta fobia temem pessoas cabeludas ou animais com pêlos e, por conseqüência, preferem ficar afastados das pessoas com excesso de cabelo ou se comportam de maneira estranha quando próximas aos cabelos de alguém. Não raro, podem ter pânico dos próprios cabelos e procuram nem olhar-se no espelho.

Cromatofobia: ou simplesmente medo das cores, também é conhecido como cromofobia. Para a maioria das pessoas que consideram as cores um motivo de beleza e alegria nem imaginam que algumas pessoas têm nisso um motivo de pânico e sofrimento. A fobia vem como um mecanismo de defesa frente a algum trauma ocorrido em alguma fase da vida da pessoa.

Crometofobia: nada mais é do que um medo anormal, persistente e sem uma justificativa aparente que algumas pessoas têm do dinheiro.

Ereutrofobia: não ache o nome estranho, a palavra refere-se a um tipo de fobia onde a pessoa tem medo de ficar vermelha, como aquele fato que ocorre quando passamos por algum vexame, em alguma ocasião, e ficamos com o rosto ruborizado.

Fengofobia: é um medo exagerado que alguns tem da luz do dia ou do nascer do sol.

Fronemofobia: medo de pensar. O que mais poderemos comentar sobre esta fobia?

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia: você percebeu que palavra esquisita e grande? Quem sofre desta fobia tem justamente medo de palavras grandes. A palavra se origina do grego hipopoto, que significa grande + monstro + sesquipedali (palavra grande) + phobos (medo). Esta fobia pode aparecer em pessoas que estão em alguma situação formal, como por exemplo, em uma palestra em simpósios técnicos e científicos entre outros.

Japanofobia: um medo exagerado do Japão ou da cultura japonesa. É mais uma forma de xenofobia do que medo propriamente dito, ou seja, trata-se de rejeição, desconfiança ou discriminação à cultura japonesa.

Octofobia: um medo incontrolável ao número 8. Assim como existem algumas pessoas que têm medo do número 13, há quem o tenha em relação ao número 8.

Parascevedecatriafobia: o medo da sexta-feira 13 é levado a sério por muitas pessoas em diversos países do mundo. E não é a sexta-feira 13 do filme de terror estrelado por Jason.

Afobia: o medo de não ter medo também pode gerar fobia em algumas pessoas. A afobia nada mais é do que a fobia de não ter fobia.

Onfalofobia: um exagerado medo de umbigos. Provavelmente, as pessoas associam o umbigo de alguém com a possibilidade de ocorrer um inchaço até o ponto de estourar ou saltar para fora.

Caligenefobia: que muitos homens têm dificuldade em se aproximar de mulheres bonitas, isso não é nenhuma novidade (aliás o contrário também ocorre, muitas mulheres têm medo de se aproximarem de homens atraentes). A caligenefobia é um medo exagerado que alguém pode ter em relação a mulheres bonitas. A situação pode gerar um elevado grau de ansiedade em homens, que chegam a sentir tremores, sudorese e podem até mesmo chegar a desmaiar.

4 Replies to “Fobias esquisitas, medos estranhos.”

  1. Tenho uma fobia muito estranha, é o medo de assinar meu próprio nome. Que fobia é essa? Como posso me tratar? Sempre fujo de várias situações quando tenho que assinar e fico muito nervoso e ancioso pois tremo muito. Aguardo resposta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*