Entenda o que é Wi-Fi, Wirelles e similares




A comunicação por wi-fi possibilita muitas oportunidades no uso de dispositivos móveis, incluindo, celulares e notebooks. A marca Wi-Fi é bem vinda em estabelecimentos que oferecem este meio de conexão sem fio à internet, sem custo algum por estar navegando.

Há tempos que a internet wirelles é conhecida no tipo de conexão via rádio que muitos provedores oferecem a seus assinantes. Os notebooks começaram a chegar ao mercado com recursos de conexão à internet sem fio desde que o conceito de internet à rádio começou a se difundir entre os consumidores.

No entanto, a conexão via rádio exige uma autenticação fornecida pelo provedor. Pode, no entanto, se conectar a algum modelo de modem que transmita via wirelles o sinal da internet. Esta opção ficou bastante difundida com a internet banda larga e os modems ADSL,onde é possível se conectar via notebook dentro de casa, por exemplo, sem necessidade de cabos.

Ainda assim, é preciso que o proprietário do notebook seja assinante de um provedor que lhe forneça o acesso à internet.




A tecnologia Wi-Fi não impõe esta necessidade para alguém conectar à web. A tecnologia é fornecida em estabelecimentos ou em qualquer outras regiões restritas, não atingindo áreas às quais o fornecedor do sinal não tenha interesse.

Esta opção é bem vista em ambientes diversos, como universidades, aeroportos, restaurantes e diversos outros ambientes onde o proprietário ou administrador deseja oferecer este serviço aos seus freqüentadores.

Não somente os notebooks, mas, celulares e outros terminais móveis, adotados de recepção/transmissão wirelles para internet, são capazes se conectar a este tipo de sinal que é muito bem visto, principalmente, por proprietários de celulares compatíveis, devido a portabilidade, e que, permite navegar livremente à internet, sem custo algum.

A marca Wi-Fi é patentiada pela companhia Wi-Fi Alliance, que criou esta tecnologia baseada exclusivamente para a web e que, funciona sob um protocolo de transmissão/recepção no padrão IEEE 802.11, de um recurso já utilizado na transmissão sem fio na computação – o tão conhecido wirelles.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*