Curiosidades fascinantes

Por que os planetas são redondos?

Por causa da força gravitacional que tende a atrair tudo para o centro do astro. Assim, montanhas despencam com o próprio peso, uma tendência a homogeneizar o formato dos planetas.

Por que o leite derrama ao ferver?

O aquecimento faz com que a água contida ferva e evapore. A água em evaporação acaba carregando consigo proteínas de leite, que são leves e ficam na parte superior do leite, provocando o transbordamento.

Qual a cidade brasileira recebe o mesmo nome da árvore que produz uvas?

É Videira em Santa Catarina, localiza-se no meio oeste do estado a, aproximadamente 400 quilômetros de Florianópolis. É a cidade de origem da Empresa Perdigão, atual BRF.

Onde está localizada a maior montanha do sistema solar?

É o Monte Olimpo, fica no planeta Marte e tem 27 quilômetros de altura.

Os Vírus são células?

Não. Os vírus são considerados partículas, seres vivos por apresentarem DNA ou RNA, sendo que, os dois ácidos nucléicos, nunca ocorrem ao mesmo tempo em determinado vírus.

Quem calculou a velocidade da luz?

A velocidade definitiva de 299.792 Km/s foi estabelecida em 1926 pelo físico alemão Albert Michelson, utilizando um aparelho denominado de interferômetro em constantes aperfeiçoamentos por 25 anos. Este aparelho mede em espelhos fixos, o desvio da luz refletida por espelhos rotativos.

Qual a constelação está cunhada em todas as moedas metálicas do Brasil?

É o Cruzeiro do Sul

Qual é a maior estrela que se tem conhecimento no universo?

É a estrela VY Canis Majoris (ou VY Cma) a 5 mil anos luz da terra. Tem aproximadamente 2,9 bilhões de quilômetros de diâmetro e cerca de 2.100 vezes o tamanho do sol. Ela é tão grande que o sol e a terra com toda sua órbita juntos se esconderiam atrás da gigante e ainda sobraria muito espaço. Outras estrelas ainda não descobertas podem ser maiores do que essa.

Quantos litros de sangue o coração bombeia por dia?

O constante ciclo de bombeamento sanguíneo feito pelo coração gera um fluxo de aproximadamente 74 mil litros de sangue durante as 24 horas do dia.

PARTICIPE DOS COMENTÁRIOS