Como fazer para registrar meu domínio .com, .com.br e outros?

Se você está pensando em ter um site, fora de servidores grátis, a primeira providência a ser tomada é comprar um domínio. Sem um domínio não é possível colocar um site no ar. O que é domínio? É o endereço de seu site, por exemplo, www.forcesystem.com.br.

A grande maioria das empresas que prestam hospedagem de sites, também oferecem a opção para o registro do seu domínio. O registro de domínios é independente do provedor de hospedagem, por isso, você poderá comprar no local onde encontrar o preço que mais lhe chame a atenção. Se você optar por registrar o domínio na mesma empresa que fará a hospedagem de seu site, talvez, você estará pagando um valor maior daquele praticado no mercado.

Os domínios disponíveis para comprar estão padronizados no seguinte esquema: domínios com final (.br) ou, domínio sem o final (.br). Os domínios com final .br são conhecidos também como domínios nacionais, porque é disponibilizado por instituição brasileira para o registro. Já os domínios sem o final .br, são conhecidos como domínios internacionais, porque a instituição responsável é estrangeira mas, com representações diversas no Brasil.

Os domínios internacionais mais conhecidos, possuem as terminações: .com, .net, .info, .org, .ws, .biz, .tv (por exemplo: www.site1.com, www.site2.net, www.site3.org, etc.).

Já os domínios nacionais mais conhecidos, possuem as terminações: .com.br, .net.br, .org.br e outros. Há também a opção de domínios exclusivos para determinada atividades profissionais, os quais somente são registrados mediante envio de documentos comprobatórios da atividade, como por exemplo: .med.br (médicos, clínicas e hospitais), gov.br (instituições pertencentes ao puder público) entre outros. O fato de um site se enquadrar dentro de alguma atividade específica, não impede que o registro também seja feito pelas terminações genéricas, .com.br, .net.br etc.

Há ainda a opção de registro de domínio no formato .cc.co (por exemplo, www.site4.cc.co). O registro deste domínio é grátis, para pessoas físicas e precisa ser efetuado exclusivamente no site www.cc.co (atualização: serviço duvidoso, os sites não são indexados pelo Google).

Onde podemos comprar um domínio nacional, do tipo .com.br? Você poderá comprar e registrar o domínio de seu site nacional, no site oficial da instituição Brasileira: www.registro.br. As instruções para a efetivação do registro, são obtidas neste mesmo link.

É importante lembrar que, o preço cobrado pela instituição brasileira, é único para qualquer pessoa ou empresa. Por isso, se você optar por registrar o domínio por intermédio da empresa que lhe fará a hospedagem, nunca cobrará um valor inferior ao ofertado em www.registro.br.

Onde podemos comprar um domínio internacional, do tipo .com? Há diversas empresas que são representantes da Internic ou Ican, como a HostGator e outras, são instituições idôneas no registro de domínios internacionais. A maioria destas empresas são as mesmas que oferecem também hospedagem de sites. Mas isso não significa que seja obrigatório registrar o domínio na mesma empresa que fará a hospedagem. Você poderá registrar em uma empresa e hospedar em outra concorrente. Isso é possível porque, o registro de domínios e a hospedagem de sites, são atividades distintas uma da outra.

Diferente da opção nacional, no caso dos registros internacionais, o preço pode variar de representante para representante. Pesquisando-se pela internet sobre registro de domínios internacionais é possível encontrar uma representante que oferece preços mais acessíveis.

Domínios para internet são comprados na forma de anuidade, ou seja, ao comprar um domínio, você será o dono dele por pelo menos 1 ano, após vencido o prazo, é necessário pagar nova anuidade, do contrário, o domínio é liberado para qualquer outra pessoa registrar.

É muito importante verificar, nestas empresas, se o valor da renovação do domínio não é maior do que o valor pago inicialmente. Muitas empresas fazem promoção e oferecem um preço muito atraente na compra, depois, para renovar a próxima anuidade, o valor pode ser bem maior.

Após comprar o domínio, qual o próximo passo? Quando você registrar um domínio, você terá acesso a uma área restrita, no site da instituição que você comprou o domínio. Nesta área restrita, acessível por um login e senha, há dois campos que deverão ser preenchidos pelo endereço DNS da empresa que hospedará o seu site.

Quando você contratar a hospedagem de seu site, a empresa de hospedagem é obrigada a lhe fornecer os dois endereços DNS, esses endereços são criados pela empresa de hospedagem, conforme as configurações deles. Um exemplo de endereço DNS é: ns1.nomedahospedagem.com e ns2.nomedahospedagem.com.

A empresa de hospedagem somente liberará estes endereços DNS quando configurar a sua hospedagem, no servidor deles e, então, lhe enviam por e-mail. Agora, é só entrar no site onde você comprou o domínio, acessar sua área restrita e preencher os campos referentes aos endereços DNS.

São estes endereços DNS, configurados na instituição registradora, que requisitam o seu site, quando digitado no navegador o seguinte modelo: www.seusite.com.br. O mesmo é válido para endereços de e-mails, você poderá criar seus próprios e-mails, usando o nome de seu domínios, por exemplo, email1@seusite.com.br.

As ferramentas para gerenciamento do site, criação de e-mails e outros, agora, serão feitas exclusivamente no painel da hospedagem, fornecido pela empresa de hospedagem de seu site.

2 Replies to “Como fazer para registrar meu domínio .com, .com.br e outros?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*