Como criar um blog WordPress no meu (ou no seu) site?




Se você ainda não tem um blog, brevemente você terá um! Não há dúvidas que o blog foi uma das ideias mais revolucionárias da história da internet, pois oferece um mecanismo muito fácil para qualquer pessoa criar seus próprios conteúdos na rede. Vamos aprender agora como criar um blog do WordPress de forma independente, dentro de seu próprio site.

Existem diversas maneiras para criar um blog, a maioria dos portais oferecem um canal próprio para que qualquer pessoa crie seu blog de graça. Os mais conhecidos são o Blogger e o WordPress (usando o site do WordPress). Porém, o WordPress tem uma vantagem muuito importante pois, permite a instalação do blog diretamente dentro de qualquer site, não precisando usar o endereço aberto no estilo padronizado meublog.wordpress.com

É justamente sobre isso que trata o tema deste artigo, a criação de um blog do WordPress diretamente dentro de qualquer site. Tudo o que precisamos é termos um site e, o mesmo, estar hospedado em um servidor de hospedagem que aceite linguagem PHP e banco de dados MySQL. ( Nosso artigo com algumas das melhores empresas de hospedagem de sites do Brasil, acesse aqui,todas prontas para rodar o WordPress em seu site ).

Após adquirirmos a hospedagem para o noss site, precisamos baixar gratuitamente da internet os scripts de instalação do WordPress, você poderá baixar a qualquer momento a versão mais atualizada, em português, no portal do próprio WordPress, no link: http://br.wordpress.org

Após baixar, basta descompactar e enviar para o servidor de hospedagem todos os arquivos. Em seguida, você precisará criar um banco de dados MySQL no servidor e executar a instalação. Para instalar, basta digitar no seu navegar o link: seusite.com/pasta-do-blog e seguir as instruções na tela. Caso tenha dificuldade, solicite ao suporte de sua empresa de hospedagem auxílio no processo de instalação.

Uma vez instalado em seu site, o WordPress já está pronto para uso, já é possível começar a escrever seu blog, para isso, você terá acesso a uma área protegida de administrador, local onde você controlará todo o blog. O acesso à área protegida também é feito pelo próprio navegador, geralmente assim: seusite.com/blog/wp-admin. A proteção da área de administração é feita com um login e senha definidos na instalação do WordPress.




Para adicionar um post ao seu blog, basta entrar no admin e clicar no menu “posts” e depois em “adicionar novo”.

Um recurso interessante do WordPress é a possibilidade de oferecer um pequeno resumo de seus artigos na página inicial e não o artigo inteiro. Para abrir o artigo completo, os visitantes poderão clicar sobre o título ou sobre um link presente no final do resumo. Para criar este efeito é bem simples, na página de escrita do post, clique sobre a ferramenta indicada pela seta da figura abaixo:

Para uma melhor experiência com o uso do WordPress é interessante alterar o tema padrão por um que seja mais personalizado, de acordo com sua preferência. Dentro do próprio admin do sistema há uma grande quantidade de temas, fique à vontade para navegar entre os diversos temas e escolher aquele que mais se adapte ao seu tipo de blog.

Para alterar o tema do seu blog, basta clicar no menu “aparência” e depois em “temas”. Na página de temas, clique no botão “adicionar novo”.  Uma vasta quantidade de opções de temas lhe serão apresentadas, para selecionar o tema desejado, basta clicar em “instalar” logo abaixo da foto do tema. Antes de instalar, você pode clicar em “visualizar” e ver mais informações do referido tema.

Outro item muito importante a ser adicionado ao seu blog WordPress é o recurso de plugins. Os plugins do WordPress permitem adicionar funções extras ao seu blog, como por exemplo, contador de visitas, controlador de spam, redes sociais e muitos outros recursos. Os plugins são criados e distribuídos de forma independente, por isso, você precisa pesquisar pelo plugin que necessita diretamente no seu buscador favorito.

Uma vez encontrado o plugin desejado, basta baixar o arquivo compactado em seu computador, em seguida, ir ao menu “plugins” no admin do WordPress e clicar em “adicionar novo”. Na página de plugins, clique em “fazer upload”. Você fará o upload do arquivo compactado do plugin e o WordPress instala automaticamente. Após instalado é preciso ativá-lo, simplesmente clicando em “ativar”, na listagem dos plugins. Verifique ainda que alguns plugins oferecem a possibilidade de personalização, consulte o site do plugin, cujo link está presente ao lado do nome do plugin, na listagem.

Além dessas ferramentas, existem muitas outras no painel de controle de seu blog que permitem atividades mais agradáveis ao longo de sua experiência com o WordPress instalado em seu site.

Agora que você já conhece um pouco sobre o WordPress para sites, não perca tempo e crie você também o seu blog.




One Reply to “Como criar um blog WordPress no meu (ou no seu) site?”

  1. Poxa, bem mais simples que eu pensava, a inter.net, empresa de hosting que eu contratei já tinha me oferecido um blog mas achei que seria muito trabalho, achei interessante. Vou ligar para eles e me informar sobre o wordpress.Gostei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*