Como Eratóstenes descobriu que a terra é redonda há 2200 anos

quinta-feira, 22 abril, 2010  Postado em   Astronomia

Há aproximadamente 285 anos antes de Cristo, Eratóstenes descobriu que a terra é redonda e mais do que isso, conseguiu calcular a circunferência quase que exata do nosso planeta, com uma precisão incrivelmente correta para a época. Chamado popularmente de “beta” por seus contemporâneos, consideravam que Eratóstenes era o segundo melhor do mundo em tudo. Porém, certamente, em muitas coisas, ele era “alfa”.


Eratóstenes era físico, astrônomo, matemático, historiador, geógrafo e bibliotecário. Nasceu em Cirene, na Grécia, vindo a falecer em Alexandria mais tarde.

Alexandria, na época, era a verdadeira capital do mundo, possuía uma enorme e moderna biblioteca onde Eratóstenes presidiu por um determinado tempo a convite do rei egípcio Ptolomeu III.

Um certo dia, na biblioteca de Alexandria, Eratóstenes leu um artigo bem interessante, onde dizia: Em Siena, mais ao sul de Alexandria, no dia mais comprido do ano (hoje 21 de junho, no pólo norte) precisamente ao meio-dia, o sol não projeta sombra sobre os corpos iluminados.

Como? Pensou Eratóstenes. Como pode um corpo iluminado pelo sol não projetar sombra na cidade de Siena e sempre projetar em Alexandria? Qualquer pessoa poderia ter deixado esse pensamento de lado, mas parece que Eratóstenes, realmente era alfa em muitas coisas.

Eratóstenes sabia que o sol estava tão longe da terra que seus raios chegariam até aqui paralelos, então como explicar que em Alexandria sempre aparecia sombra nos objetos iluminados pelo sol e em Siena não?

eratostenesEm uma superfície plana isso não era possível de acontecer. Por exemplo, duas varetas, colocadas em locais distintos, devem apresentar o mesmo comprimento de sombra se o mundo fosse plano. Diferenças no comprimento das sobras, disse Eratóstenes, somente poderiam acontecer se a superfície da terra fosse curva, essa era a única explicação plausível.

E mais, no dia mais comprido do ano, Eratóstenes mediu, exatamente ao meio dia, quando o sol ficava a pino em Siena (sombras não eram projetadas), o tamanho da sombra de uma vareta em Alexandria para calcular a diferença de ângulo entre as duas cidades. Isso significa que, na hipótese das varetas serem colocadas tão profundamente, uma em Alexandria e outra em Siena, de modo que ambas se interceptassem no centro da terra, seria formado um ângulo entre elas. Esse ângulo era de (7°).

A diferença do ângulo entre as duas cidades era de exatamente (7°). Como uma esfera completa tem (360°), significa que cabem pouco mais de 50 posições de (7°) na esfera (360:7 = 51,42).

Agora, Eratóstenes precisava saber a distância entre Alexandria e Siena, para isso, ele contratou algumas pessoas para medirem. O resultado foi 800 km.

Multiplicando-se 800 por 50 = 40.000 km, esta foi a medida da circunferência da terra obtida por Eratóstenes. Sabemos que o valor correto atual é de 40.072 Km, ou seja, dois séculos antes de Cristo, usando-se varetas de sombra e cérebro, Eratóstenes mediu com extrema precisão o tamanho da circunferência de nosso planeta.


Você também gostará de ler:

  • Fotos espetaculares da Terra e do universo
  • 

    24 Respostas para “Como Eratóstenes descobriu que a terra é redonda há 2200 anos”

    1. Guiguizinho disse:

      Eu amaeiiiiiiiiiiiiiii e muito legal isso que eu sou amigo de cientista e tenho apenas 10 anos e legal

    2. alvorada torrao disse:

      é interessante saber que o administrador da pagina é ateu .
      não somente no texto de Isaias se fala do formato da Terra em varias passagens bíblica do AT
      seja lá em Hebracio, aramaico ou em grego.

    3. roberto disse:

      q m***a e essa!! ta TUDo eraddooo seus fdps thaus putos

    4. que legal essa coisa de descobril !!!!!!!!!

      Beijosssssssssssssssssssssssssssss!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    5. Vinicius Lima disse:

      Sou curioso dos assuntos do Céu e da Terra, interpretações bem colocadas e de grande valor pra minha pesquisa, que vocês continue pensando e nos compartilhando.

    6. Jose Augusto disse:

      Uma história fabulosa demonstrando bem, como antes da Idade Média, o pensamento ocidental desenvolvido pelos gregos e romanos (arabes e chineses, pelo lado oriental) estava além da média… fertilidade que acabou sendo rechaçada com o advento dos dogmas sagrados… Ainda acho que a maior invenção do Homem foi Deus, pois quando não se acha resposta para qualquer novo questionamento é a ele alegado tal realização…

      • junior disse:

        é só voce pensar. “dizem que o mundo começou em um big bang”é claro que não,mas essa teória vamos imaginar se fosse verdade e quem fez as particulas para ocorrer o big bang não tem resposta ….. somente DEUS.

    7. Fagner disse:

      A bíblia é a resposta para tudo, mais sobre a questão de o homen ter ido a lua eu não acredito, se foram naquela época por que não vão mais hoje!?

    8. Itamar L. Grubert disse:

      É possível interpretar que há quase 3000 anos Salomão já acreitava que a Terra era redonda, em Eclsiastes 1:5-6, escreveu:

      “Nasce o sol, e o sol se põe, e apressa-se e volta ao seu lugar de onde nasceu.

      O vento vai para o sul, e faz o seu giro para o norte; continuamente vai girando o vento, e volta fazendo os seus circuitos. ”

      Aparentemente a humanide sempre teve dificuldades em compartilhar e garantir a persistência do conhecimento através dos tempos.

    9. Eduardo disse:

      O site usado pelo administrador para a referência sobre circulo ou esfera é interessante, porém foi feito sem forte base exegética ou da homilétia bíblica, e é importante levar em consideração as linguagens bíblicas (literal, figurativa e até alegória), não são todos os textos que oferecem um entendimento da linguagem se for usado de forma isolada. Podem ver a quantidade de maus ensinamentos por questões deste tipo.

      Existem regras para o entendimento de qualquer tipo de escrita, seja a Bíblia, ou simples literatura, legislação, etc.

      Uma leitura bíblica sem bases mostrará um Deus carrasco, um povo ignorante e muitas contradições.

      Já uma leitura inteligente respeitanto princípios homiléticos e exegéticos mostrará um Deus zeloso e amoroso, um humanidade que evolui nos seus conceitos e grandes verdades, muitas delas ainda por entender.

      Um abraço, espero ter contribuído.

    10. Eduardo disse:

      Isaias foi profeta durante os reinados em Judá dos reis; Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias. Levando em consideração o período de vida de Isaías o livro foi escrito aproximadamente 700 anos antes a.C., o que dá média de 2700 anos de exitência. (qualquer dúvida pesquisem sobre quando Senaqueribe sitiou Jerusalém e quando a Assíria destruiu Samaria, pode usar fontes históricas não Bíblicas que verá as datas)

    11. fabio disse:

      e o escritor do livro de jó com quase 3 mil antes antes,ja afirmava a mesmo coisa e ainda por cima,fala sobre constelacoes estelares de quima,andromeda,sete estrelo,ursa maior,orion,ciculo hidrologico,magma da terra,a luz sempre em movimento,o ciculo atmosferico,o movimento de rotacao e translacao da terra,o formato da terra esferoide,mecanica quantica,o principio da biomimética,o aumento da entropia cosmica o que é um fato real.kkkkkkkkkkkkkkkkkkk quem descoriu primeiro.kkkkkkkk

    12. arlindo disse:

      Gostei da materia, acrescento que independentemente de se crer ou não na bíblia, no livro de Jó Cap 26:7, escrito por Moises, por volta de (1473 antes de Cristto) lá diz claramente, Ele estende o norte sobre o vazio, Suspende a terra sobre o nada; digo também que, uma grande maioria das vezes os que não creem na biblia. é porque infelizmente não sabe o que realmente ela ensina.

    13. jorge caetano disse:

      Muito interesante essa materia,mas no livro do profeta isaias capitulo 40 verso 22 relata que a terra é redonda e o livro foi escrito a mais de 3000 anos,quem quiser tirar as duvidas é só consultar a biblia no livro de isaias. Espero que seja de bom aproveito para todos essa informação.

      • admin disse:

        Hoje se tem conhecimento de que o pergaminho de Isaías é o mais remoto trecho do Antigo Testamento em hebraico. Estima-se que foi escrito durante o Século II a.C. (fonte Wikipedia).

        Portanto, não tem 3 mil anos.

        O versículo 22:
        “…Ele é o que está assentado sobre o CÍRCULO da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos…”

        Está claro que a intenção do autor não era expressar a ideia de um globo e sim a de um círculo. A palavra hebraica que aparece no texto — “CHUWG” — que significa (descontando os vãos esforços dos fundamentalistas bíblicos) “círculo” (não “esfera”).

        (fonte: http://atheismo.wikispaces.com/O+%27c%C3%ADrculo%27+da+terra )

    14. Laura disse:

      Olá a todos! Eu sou de Portugal e gostei muito da informação que me deram! Obrigada!

    15. Agostinho E. Milotti disse:

      Muito importante essa materia. Ainda há pessoas que não acredita que a Terra é redonda e que o homem não foi à Lua.

    16. Leonardo Peterson disse:

      Muito LEgal mesmo.Agora eu vou ter q dedicar muito tempo pra lêr as coisas interessantes q vc tem,rsr
      P.S: Gostei de quase tudo daqui

      • admin disse:

        Olá Leonardo, obrigado pela visita e pela mensagem. Ficamos felizes em saber que nossos artigos são bem apreciados por nossos leitores. Seja sempre bem-vindo em nosso site e sempre que tiver alguma sugestão, não deixe de nos contatar. Atenciosamente.

    Deixe sua mensagem

  • Importante: As mensagens serão automaticamente validadas pelo sistema e poderão ser bloqueadas no mesmo instante.

  • A observância das regras abaixo é fundamental para sua mensagem aparecer nesta página:
    - Não use qualquer palavra ou expressão de caráter ofensivo, vulgar ou depreciativo.
    - Omita links, e qualquer forma de contato. O campo URL abaixo é um padrão do WordPress, mas por favor, não preencha-o.
    .
    - Utilize grafia sem uso de palavras cortadas ou pela metade. Escreva um texto claro, sem erros de ortografia. Não escreva tudo em MAIÚSCULO. Não utilize internetês ou similares.
    - Não utilize este espaço para descarregar raiva.
    - Não ofenda os autores, o site ou a opinião de outros leitores.
    Mensagens sem essas diretrizes entrarão em moderação e serão rejeitadas pelos administradores do site. Agradecemos sua colaboração.

    Blue Captcha Image
    Refresh

    *