Como Eratóstenes descobriu que a terra é redonda há 2200 anos




Há aproximadamente 285 anos antes de Cristo, Eratóstenes descobriu que a terra é redonda e mais do que isso, conseguiu calcular a circunferência quase que exata do nosso planeta, com uma precisão incrivelmente correta para a época. Chamado popularmente de “beta” por seus contemporâneos, consideravam que Eratóstenes era o segundo melhor do mundo em tudo. Porém, certamente, em muitas coisas, ele era “alfa”.

Eratóstenes era físico, astrônomo, matemático, historiador, geógrafo e bibliotecário. Nasceu em Cirene, na Grécia, vindo a falecer em Alexandria mais tarde.

Alexandria, na época, era a verdadeira capital do mundo, possuía uma enorme e moderna biblioteca onde Eratóstenes presidiu por um determinado tempo a convite do rei egípcio Ptolomeu III.

Um certo dia, na biblioteca de Alexandria, Eratóstenes leu um artigo bem interessante, onde dizia: Em Siena, mais ao sul de Alexandria, no dia mais comprido do ano (hoje 21 de junho, no pólo norte) precisamente ao meio-dia, o sol não projeta sombra sobre os corpos iluminados.




Como? Pensou Eratóstenes. Como pode um corpo iluminado pelo sol não projetar sombra na cidade de Siena e sempre projetar em Alexandria? Qualquer pessoa poderia ter deixado esse pensamento de lado, mas parece que Eratóstenes, realmente era alfa em muitas coisas.

Eratóstenes sabia que o sol estava tão longe da terra que seus raios chegariam até aqui paralelos, então como explicar que em Alexandria sempre aparecia sombra nos objetos iluminados pelo sol e em Siena não?

eratostenesEm uma superfície plana isso não era possível de acontecer. Por exemplo, duas varetas, colocadas em locais distintos, devem apresentar o mesmo comprimento de sombra se o mundo fosse plano. Diferenças no comprimento das sombras, disse Eratóstenes, somente poderiam acontecer se a superfície da terra fosse curva, essa era a única explicação plausível.

E mais, no dia mais comprido do ano, Eratóstenes mediu, exatamente ao meio dia, quando o sol ficava a pino em Siena (sombras não eram projetadas), o tamanho da sombra de uma vareta em Alexandria para calcular a diferença de ângulo entre as duas cidades. Isso significa que, na hipótese das varetas serem colocadas tão profundamente, uma em Alexandria e outra em Siena, de modo que ambas se interceptassem no centro da terra, seria formado um ângulo entre elas. Esse ângulo era de (7°).

A diferença do ângulo entre as duas cidades era de exatamente (7°). Como uma esfera completa tem (360°), significa que cabem pouco mais de 50 posições de (7°) na esfera (360:7 = 51,42).

Agora, Eratóstenes precisava saber a distância entre Alexandria e Siena, para isso, ele contratou algumas pessoas para medirem. O resultado foi 800 km.

Multiplicando-se 800 por 50 = 40.000 km, esta foi a medida da circunferência da terra obtida por Eratóstenes. Sabemos que o valor correto atual é de 40.072 Km, ou seja, dois séculos antes de Cristo, usando-se varetas de sombra e cérebro, Eratóstenes mediu com extrema precisão o tamanho da circunferência de nosso planeta.




24 Replies to “Como Eratóstenes descobriu que a terra é redonda há 2200 anos”

  1. é interessante saber que o administrador da pagina é ateu .
    não somente no texto de Isaias se fala do formato da Terra em varias passagens bíblica do AT
    seja lá em Hebracio, aramaico ou em grego.

  2. Sou curioso dos assuntos do Céu e da Terra, interpretações bem colocadas e de grande valor pra minha pesquisa, que vocês continue pensando e nos compartilhando.

  3. Uma história fabulosa demonstrando bem, como antes da Idade Média, o pensamento ocidental desenvolvido pelos gregos e romanos (arabes e chineses, pelo lado oriental) estava além da média… fertilidade que acabou sendo rechaçada com o advento dos dogmas sagrados… Ainda acho que a maior invenção do Homem foi Deus, pois quando não se acha resposta para qualquer novo questionamento é a ele alegado tal realização…

    • é só voce pensar. “dizem que o mundo começou em um big bang”é claro que não,mas essa teória vamos imaginar se fosse verdade e quem fez as particulas para ocorrer o big bang não tem resposta ….. somente DEUS.

  4. A bíblia é a resposta para tudo, mais sobre a questão de o homen ter ido a lua eu não acredito, se foram naquela época por que não vão mais hoje!?

  5. É possível interpretar que há quase 3000 anos Salomão já acreitava que a Terra era redonda, em Eclsiastes 1:5-6, escreveu:

    “Nasce o sol, e o sol se põe, e apressa-se e volta ao seu lugar de onde nasceu.

    O vento vai para o sul, e faz o seu giro para o norte; continuamente vai girando o vento, e volta fazendo os seus circuitos. ”

    Aparentemente a humanide sempre teve dificuldades em compartilhar e garantir a persistência do conhecimento através dos tempos.

  6. O site usado pelo administrador para a referência sobre circulo ou esfera é interessante, porém foi feito sem forte base exegética ou da homilétia bíblica, e é importante levar em consideração as linguagens bíblicas (literal, figurativa e até alegória), não são todos os textos que oferecem um entendimento da linguagem se for usado de forma isolada. Podem ver a quantidade de maus ensinamentos por questões deste tipo.

    Existem regras para o entendimento de qualquer tipo de escrita, seja a Bíblia, ou simples literatura, legislação, etc.

    Uma leitura bíblica sem bases mostrará um Deus carrasco, um povo ignorante e muitas contradições.

    Já uma leitura inteligente respeitanto princípios homiléticos e exegéticos mostrará um Deus zeloso e amoroso, um humanidade que evolui nos seus conceitos e grandes verdades, muitas delas ainda por entender.

    Um abraço, espero ter contribuído.

  7. Isaias foi profeta durante os reinados em Judá dos reis; Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias. Levando em consideração o período de vida de Isaías o livro foi escrito aproximadamente 700 anos antes a.C., o que dá média de 2700 anos de exitência. (qualquer dúvida pesquisem sobre quando Senaqueribe sitiou Jerusalém e quando a Assíria destruiu Samaria, pode usar fontes históricas não Bíblicas que verá as datas)

  8. e o escritor do livro de jó com quase 3 mil antes antes,ja afirmava a mesmo coisa e ainda por cima,fala sobre constelacoes estelares de quima,andromeda,sete estrelo,ursa maior,orion,ciculo hidrologico,magma da terra,a luz sempre em movimento,o ciculo atmosferico,o movimento de rotacao e translacao da terra,o formato da terra esferoide,mecanica quantica,o principio da biomimética,o aumento da entropia cosmica o que é um fato real.kkkkkkkkkkkkkkkkkkk quem descoriu primeiro.kkkkkkkk

  9. Gostei da materia, acrescento que independentemente de se crer ou não na bíblia, no livro de Jó Cap 26:7, escrito por Moises, por volta de (1473 antes de Cristto) lá diz claramente, Ele estende o norte sobre o vazio, Suspende a terra sobre o nada; digo também que, uma grande maioria das vezes os que não creem na biblia. é porque infelizmente não sabe o que realmente ela ensina.

  10. Muito interesante essa materia,mas no livro do profeta isaias capitulo 40 verso 22 relata que a terra é redonda e o livro foi escrito a mais de 3000 anos,quem quiser tirar as duvidas é só consultar a biblia no livro de isaias. Espero que seja de bom aproveito para todos essa informação.

    • Hoje se tem conhecimento de que o pergaminho de Isaías é o mais remoto trecho do Antigo Testamento em hebraico. Estima-se que foi escrito durante o Século II a.C. (fonte Wikipedia).

      Portanto, não tem 3 mil anos.

      O versículo 22:
      “…Ele é o que está assentado sobre o CÍRCULO da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos…”

      Está claro que a intenção do autor não era expressar a ideia de um globo e sim a de um círculo. A palavra hebraica que aparece no texto — “CHUWG” — que significa (descontando os vãos esforços dos fundamentalistas bíblicos) “círculo” (não “esfera”).

      (fonte: http://atheismo.wikispaces.com/O+%27c%C3%ADrculo%27+da+terra )

  11. Muito LEgal mesmo.Agora eu vou ter q dedicar muito tempo pra lêr as coisas interessantes q vc tem,rsr
    P.S: Gostei de quase tudo daqui

    • Olá Leonardo, obrigado pela visita e pela mensagem. Ficamos felizes em saber que nossos artigos são bem apreciados por nossos leitores. Seja sempre bem-vindo em nosso site e sempre que tiver alguma sugestão, não deixe de nos contatar. Atenciosamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*