TV e monitor de LED, por que eles valem a pena?




Se você mal se habituou em aceitar o conceito de LCD, pode perceber que o monitor de LED é a nova opção que chegou como alternativa ao LCD e ao plasma. Agora são três opções parecidas para TVs, sendo que para computador, o plasma raramente é usado. O monitor ou TV de LED chama a atenção por ter espessura ainda mais fina do que o LCD tradicional, geralmente a espessura é menor que 1 centímetro e muito mais leve e econômica do que o LCD e plasma.

Você está pensando em adquirir uma televisão no estilo do LCD ou do plasma? Espere um pouco e conheça o novo produto que chegou ao mercado e que deixa os dois conceitos anteriores com a cara no chão – literalmente, a nova tecnologia se chama simplesmente de LED. Você sabe como funciona os três conceitos?

Nas TVs de plasma a tela possui gás nobre (neônio, xenônio e outros) que recebe descargas elétricas e se convertem em plasma, liberando luz que incide em uma camada de fósforo que os fazem brilhar. A TV de plasma tem bastante aproveitamento nos ambientes com pouca iluminação por causa da preservação da qualidade de cores e contraste. Para quem não sabe, em física, plasma é conceituado como o quarto estado da matéria, ou seja, não é nem gás, nem sólido, nem líquido e é obtido justamente com as descargas elétricas sobre os gases nobres (ionização).

O monitor ou TV de LCD tem o funcionamento baseado no cristal líquido, um material que fica em uma posição intermediária entre o sólido e o líquido, ou seja, possuem características físicas comuns tanto para um produto sólido, como para um líquido. Atrás do monitor há uma fonte de luz branca que ilumina as células contendo o cristal líquido. LCD é indicado para ambientes iluminados porque não refletem imagens como a de uma janela iluminada pelo sol por exemplo.




O monitor ou TV de LED tem funcionamento bastante parecido ao LCD, mas apresentam diferenças significativas no resultado final da imagem gerada. Uma das diferenças básicas do LED é que estes não possuem a fonte de luz branca, a qual é substituída justamente pelos LEDs de iluminação (milhares deles). Possuem melhor contraste e cores mais vivas do que o LCD, além de um maior brilho e nitidez. Como já foi dito, a tecnologia empregada nos monitores de LED permitem sua construção em espessura extremamente fina, mTV LED Samsungenor que 1 centímetro.

Não há duvidas de que atualmente as televisões ou os monitores de LED produzem a melhor qualidade de imagem final, o contraste não é menor que 3.000.000:1 contra o máximo de 1.000.000:1 no plasma e 30.000:1 no LCD. O baixo consumo de energia elétrica também é uma das características marcantes da tecnologia LED, a economia é de até 60% e isso é obtido porque somente são acessos os LEDs necessários na tela.

Aproveitando a nova onda que os televisores de LED representam, a indústria decidiu investir pra valer neste novo conceito, adicionando itens que antes não se preocupou em pôr no LCD ou no plasma. Nesta tendência, os fabricantes incluem nos modelosTV de LED da LG mais avançados acesso à internet, funções animadas entre outras funcionalidades.

O ponto mais intrigante na hora de comprar um aparelho de LED é o preço, se o LCD e o plasma já são caros (embora o preço esteja se tornando bastante popular) o LED é uma mordomia para os mais abastados da economia. Com o passar do tempo, a saída completa de circulação dos aparelhos de tubo, a chegada total da TV digital e a popularização do conceito “digital” nas TVs a tendência é que estes aparelhos finos se tornem acessíveis à maioria da população, como aconteceu com o DVD, celulares e até computadores.

É bem verdade que as novidades não vão parar nunca, as indústrias investem, o capital tem que girar e, com certeza novos conceitos não demorarão a surgir novamente. Enquanto isso, por que não nos encantarmos com as maravilhas das TVs e monitores de LED? E de LCD e plasma também, como não…




One Reply to “TV e monitor de LED, por que eles valem a pena?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*