Tudo sobre guitarras




O instrumento de som número 1 dos apaixonados por rock, a guitarra é um instrumento que congrega altos recursos tecnológicos e muita história de dedicação e paixão pela música. Há modelos que são representadas por instrumentos tradicionais e acústicos, foi na versão elétrica que ela ganhou o designer e a popularidade que conhecemos. “Uma guitarra produz o som que a alma vibra ao senti-lo”.

Instrumento de trabalho do “guitarrista”, muitos deles famosos, como Eric Clapton, a guitarra é tão popular que praticamente todos os ritmos musicais adotam-a em sua harmonia. Saindo sons romântico para os apaixonados ou som “pesado” para os aficionados por rock n’ roll, ninguém resiste a doce e encantada “voz” que uma guitarra bem afinada, percussionada por um bom músico, é capaz de produzir.

Uma parente próxima do violão, em alguns países, inclusive, sendo este chamado de guitarra ao pé da letra, não poderíamos imaginar como seria o universo da música sem este instrumento fantástico. Quem já não se emocionou ouvindo o toque de uma guitarra? Em shows de bandas ou até mesmo nos famosos “bailões sertanejos”, é um instrumento obrigatório, dá o tom certo para todos os tipos de música.

A tradição daquilo que hoje conhecemos por guitarra, remonta a um período estimado em 5 mil anos atrás, com modelos rústicos, os quais nem se imagina como que seriam, chegando, finalmente, ao século atual, com a modernidade e performance de um instrumento altamente sofisticado, que utiliza, no caso dos modelos elétricos, as propriedades da energia para complementar seu funcionamento e fascinação sonora.




Alguns dos maiores guitarristas do mundo, entre outros, são: Jimmy Hendrix, Duane Allman (Allman Brothers Band), B.B. King, Eric Clapton, Robert Johnson, Chuck Berry, Stevie Ray Vaughan, Ry Cooder, Jimmy Page (Led Zeppelin), Keith Richards (Rolling Stones).

Dentre os guitarristas brasileiros, alguns dos maiores nomes são: Andre Christovam, Andre Zaza Hernandes, Andreas Kisser, Armandinho, Dino Rangel, Edgard Scandurra, Eduardo Ardanuy, Faíska, Fernando Noronha, Frank Solari, Pepeu Gomes, Tomati (sexteto do programa do Jô), entre outros.

Partes básicas da guitarra, presentes em praticamente todos os modelos do instrumento: mão, pestana, tarrachas, trastes, tirante, marcação, braço, tróculo, corpo, captadores, potenciômetros, cavalete, protetor de tampo, lateral ou faixas, abertura ou boca, cordas, rastilho, escala.




One Reply to “Tudo sobre guitarras”

  1. Pingback: Directorio de Articulos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*