Tipos de lentes para câmeras fotográficas

A lente da câmera fotográfica é o item que mais relevância tem na arte da fotografia. Também conhecida como objetiva, é responsável pelo ajuste de foco (focalização), pela angulação do enquadramento e pela qualidade final no resultado da imagem captada.

Um bom fotógrafo, amador ou profissional, tem a disposição uma enorme gama de opções em câmeras digitais, a maioria com ajustes automáticos para oferecer qualidade de fotos sem perda de tempo ou dor de cabeça para o melhor resultado final.

No universo da fotografia, as lentes são a chave mestra de qualquer tipo de câmera, são elas que recebem o feixe de luz oriunda do ambiente, obtidas no momento da focalização da cena registrada e qualidade final da imagem.

Por isso, as lentes fotográficas podem ser classificadas, entre outras formas, como segue a descrição abaixo:

Lente micro: são lentes para câmeras digitais muito aproveitadas na captura de temas pequeníssimos, os quais, são ampliados por estas lentes. A imagem obtida é maior do que o objeto alvo, a perspectiva da fotografia se perde na desfocagem uma vez que a profundidade de campo é muito reduzida.

Lente macro: se a imagem a ser obtida precisa ser transcrita em detalhes minuciosos, esta é a lente de câmera indicada, o foco pode ser obtido a distâncias mínimas do alvo, apresentando o mínimo de distorções. A imagem final será levemente maior ou levemente menor do alvo fotografado.

Lente zoom: permite a variação da distância focal, refletindo no tamanho final da imagem a ser retratada. Tem grande popularidade, sendo as mais encontradas em câmeras digitais, pois substitui todas as lentes fixas. A qualidade da imagem obtida e a quantidade de distorção dependem da distância focal utilizada.

Lente grande angular: um tipo de lente típico para aproveitamento máximo na fotografia de paisagens ou, ainda, ambientes fechados de pouco espaço já que a lente tem capacidade de focar um grande espaço. É, também, capaz de captar grande profundidade de campo, indo de pequena distância ao infinito. A desvantagem é a distorção final observada na foto.

Lente teleobjetiva: são as lentes ideais para fotografias que têm como alvo grandes distâncias, quanto maior a distância focal, maior é a desvalorização da perspectiva e maior o achatamento da imagem fotografada.

Lente normal: a perspectiva obtida na imagem se compara com o que os olhos vêem em seu tamanho original, não apresenta, portanto, ampliação ou redução em relação ao alvo enquadrado. Apesar da perspectiva ser comparada ao campo de visão, o tamanho do objeto fotografado é obtido de forma menor ao original.

Lente olho de peixe: consegue focar um grande ângulo, cerca de 180 graus. É ideal para ocasiões onde tornam-se necessárias captura de grandes áreas, porém, provoca grandes distorções nas imagens que é menor ao alvo fotografado.

One Reply to “Tipos de lentes para câmeras fotográficas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*