Saiba mais sobre a Muralha da China

Uma obra que mais parece filme de ficção científica, a Muralha da China é uma complexa e grandiosa construção medieval que rodeia todo o território chinês e intriga e ao mesmo tempo fascina multidões do mundo inteiro. Símbolo de poderio militar no passado, hoje a grande muralha é uma das atrações turísticas mais importantes do planeta e uma das sete maravilhas do mundo.

De acordo com dados obtidos por meio de estudos, a construção da muralha teve inicio por volta de 221 a.C. no domínio do imperador Qin Shihuang e levou cerca de 200 anos (não continuados ) para sua conclusão ser totalmente terminada. O principal motivo que levou à construção da Muralha da China foi proteção militar, especialmente, no início, proteção de invasões dos povos do Norte.

A Muralha da China não é uma estrutura única, mas sim, diversas muralhas construídas ao decorrer dos anos, por dinastias diferentes, tendo muitas variações em sua arquitetura e características físicas, conforme o tipo do local, do tipo de material empregado e situação militar da dinastia responsável.

O aspecto dominante, de forma geral, é uma base medindo em média sete metros de largura e sete metros e meio de altura, do chão ao topo. Em toda a extensão da muralha, há uma enorme quantidade de passagens e fortes de segurança estrategicamente construídas, como portas, pontes e fortificações de vigilância.

Os fortes de vigilância eram verdadeiros quartéis militares, havia moderno sistema de comunicação utilizando-se bandeiras de sinalização, fogo e fumaça. A partir das torres, que atingia em torno de dez metros de altura, era possível observar facilmente qualquer movimentação ou aproximação do inimigo. Contava ainda com alojamentos para soldados, depósito de armamentos e estábulos para repouso e alimentação de animais.

Para a construção do muro, foram utilizados pedras, tijolos, argamassa de barro e outros. Sua extensão total é de 7.300 quilômetros e considerada um feito incrível da engenharia medieval.

Atualmente pouco resta da original obra que é considerada a maior construção humana de todos os tempos, as ruínas são tudo o que restou da maior parte (embora não toda) da construção e, o maior responsável, é o homem moderno, seguido do desinteresse dos governantes daquele país.

Verdade ou mito? A Muralha da China pode ser vista a olho nu da lua? Muitos são os mitos que cercam o assunto mas, na verdade, é mentira. Não é possível observar a Muralha da China a olho nu da lua.

Na verdade, um astronauta já teria dificuldade até mesmo de distinguir os continentes. Além disso, a muralha é relativamente estreita, em média sete metros, totalmente fora de alcance do olho humano à distância da lua.

One Reply to “Saiba mais sobre a Muralha da China”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*