Qual a diferença básica entre emergência e urgência?

Certamente em algum momento você se perguntou qual a diferença que existe entre atendimento de emergência e atendimento de urgência. No meio médico e hospitalar, estes dois termos têm significados diferentes e, para fazer certo na hora de procurar um centro de saúde, é muito importante saber qual a diferença entre esses dois sistemas de atendimento, disponível em hospitais e centros de saúde pública e privada.

A expressão “atendimento de emergência” refere-se ao atendimento de pacientes em estado crucial de risco de morrer, casos em que, o centro médico deverá voltar toda sua força de emergência disponível à recuperação do paciente, pois, a vida de uma pessoa depende de atenção imediata.

A expressão “atendimento de urgência” refere-se ao atendimento de pacientes que necessitam de atendimento imediato, mas, onde não existe o fator “risco de morte” no momento da entrada no centro de saúde.

Exemplos de casos de emergência: parada cardíaca, parada respiratória, hemorragias e outros.

Exemplos de casos de urgência: luxação, torsões, cólicas renais e outros.

Portanto, quando a equipe médica precisa decidir entre um caso de emergência e um de urgência, as duas são relevantes, no entanto, a prioridade imediata será ao paciente considerado em um quadro de emergência.

Veja aqui curso online de enfermagem … ou aqui curso online de primeiros socorros.

O uso dos termos é muito mais amplo em significado e importância, apenas colocamos aqui de forma bem sintetizada a principal diferença entre estas duas expressões, as quais, são comumente confundidas pelos pacientes e pessoas que não fazem parte da comunidade relacionada ao atendimento médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*