Os tablets: o que são? O que fazem? Para que servem?

Tablet é mais uma versão de computador pessoal que pode ser usado para escrever textos, assistir vídeos, jogar, acessar a internet e outras coisas que dá para fazer com um PC. Não é uma boa ideia comparar com um computador convencional, mas é quase impossível não existir analogia. Algumas (pseudas) diferenças: tela touch screen, que substitui o teclado, portabilidade, formato de prancheta e outras.

Uma das melhores coisas que pode ser feito com um tablet é acessar a internet. Como tem wireless e wi-fi, é uma mão na roda para conectar-se, não somente em casa, mas em muitos lugares que dão o sinal de graça, via wi-fi. Por ter uma tela mais generosa em tamanho, é bem melhor do que aquelas pequenas do celular. Então, é um tamanho realmente bom para navegar quando em locais fora ao ambiente tradicional.

Existem muitas marcas e formatos de tablets. Existem também diversos sistemas operacionais, Neste mercado entram, entre outros, os que são conhecidos em smartphones e celulares: Windows, Android, iOS (para o iPad), webOS, Playbook (que fabrica BlackBerry), Linux e outros.

Os tablets substituem os notebooks? Isso depende de alguns fatores e pontos de vista individual, como: interesse do consumidor (se há demanda, os fabricantes irão acrescentando funções). Preços acessíveis, impressora, memória, acessórios etc. É um pouco incomodo usar para digitação em alta velocidade, porque não existe um teclado físico (mas os fabricantes poderão fazer um como acessório). Facilita bastante a navegação porque é touch screen. A possibilidade de substituir o notebook é improvável, poderá, no entanto, andar lado a lado com ele.

Como é feito com o PC, notebook e smartphone, os tablets precisam de aplicativos para serem úteis. Tirando aqueles que os fabricantes já incluem como padrão, é possível colocar mais softwares para complementar a experiência junto ao tablet. Estes aplicativos deverão ser compatíveis com o sistema operacional, do contrário, não funcionarão.

O tablet mais famoso é o iPad da Apple, mas as opções são muito grandes. No momento de comprar é importante considerar todos os fatores que se usam para a compra de um equipamento qualquer. Verifique quantidade de memória, tamanho da tela, velocidade do processador, sistema operacional, softwares compatíveis, conectividades e outros.

Os tablets são muito práticos para quem precisa usar um computador fora de seu ambiente normal de trabalho, pois, possuem tamanho e recursos ideais para uso em praticamente qualquer lugar, como o celular, mas, com algumas funções próprias de um computador convencional, sendo este último, o líder absoluto no seguimento.

Comments
  1. luciano

    usar um tablet é uma experiencia fantastica, principalmente para o entretenimento. Faço coisas que seriam muito chato de fazer no notebook, devido ao tamanho. Como por exemplo ler gibi e livros. Assistir tv online é muito melhor do que no notebook. Eu jogo dama, xadres,gamao, trilha, caça palavras, domino, cartas, etc… com minha esposa como se fosse um tabuleiro de verdade, só que de uma forma muito, muito superior. Tem jogos sofisticados como os do pc, mas tem jogos que são muito mais divertidos se forem jogados no tablet. como flow free, cut the hope, x construction, angry bird, etc… Sem contar que você acha e instala todos os aplicativos de uma maneira muito mais facil do que acha no windows. Mas é como diz o texto o ideal se possível é ter os dois. Notebook/PC + tablet

    texto escrito através do meu tablet Genesis GT1230

  2. juliane

    Bem os tablets que forem produzido aqui no Brasil terao preços mais baixos?
    E a qualidade sera igual?

  3. Mário Jorge

    Os tablets como os celulares possui Chip’s (OI, TIM, VIVO OU CLARO)?

    • admin

      Por enquanto não. Eles têm funções parecidas com um computador, não são usados como celulares.

  4. Maico

    Obrigado mundo

PARTICIPE DOS COMENTÁRIOS