A importância das impressoras para complementar o computador




Muitas vezes elas até passam por despercebidas. Mas, é só precisar pôr no papel um texto ou algo qualquer, sua falta logo é sentida. Acabou a tinta do cartucho, mais uma situação que fica bem chata. A impressora é assim, indispensável, vez ou outra, você precisará dela. Recorrer a lan house ou papelaria para imprimir é uma alternativa. No entanto, a boa impressora, ao lado do PC, ainda é soberana para complementar o sistema doméstico (ou não) de computação.

É correto lembrar das impressoras matriciais, elas deixaram saudades, a qualidade de impressão era muito rudimentar, mas, foi um produto usado por muitos anos como única e principal máquina de impressão para computadores PC. As lasers eram concorrentes diretas, porém, pouco difundidas devido ao alto custo. Uma impressora à laser era um sonho de consumo de todos naquela época.

A revolução em impressoras ocorreu com a invenção do padrão que se tornara a máquina aprovada e utilizada por 99% dos usuários: jato de tinta. Esta tecnologia permitiu a existência no mercado de um produto para uso popular, pois, a tecnologia agrega preço baixo, qualidade satisfatória e impressão em cores com excelente resolução – fato inacreditável, uma vez que era impossível obter impressão colorida em modelos matriciais e da maioria lasers.

A impressão a laser pode ser feita em cores, no entanto, mesmo com velocidade e resolução alta, o custo da impressão à laser ainda é um empecilho frente a tecnologia jato de tinta, principalmente, no momento que se faz necessária a troca de cartuchos, sendo o toner da impressora à laser, bem mais caro do que a tinta das jatos de tinta.




Com a popularização dos computadores portáteis como notebooks, tablets e smartphones, as impressoras perderam o glamour que já foi símbolo de sofisticação anos atrás. Muitos pacotes oferecidos por lojistas na compra de um computador incluía a impressora. Com a popularização dos modelos portáteis, dificilmente uma loja inclui junto a impressora, ficando mesmo para pacotes promocionais de PCs, onde muitos vendedores, procuram encantar, não somente com a inclusão da impressora, mas também de webcam, mesa, microfone e outros acessórios.

Uma impressora boa é aquela que faz bem seu trabalho, não incomoda. Nem sempre é assim, muitos modelos não conseguem suprir algumas deficiências elementares e acabam puxando mais de uma folha ao mesmo tempo ou, deixam linhas de textos com falha, mesmo com o cartucho sendo novo. Mas cada um tem sua própria manha para passar por esses inconvenientes de maneira sutil. Se você faz uso de impressora, certamente concorda com isso.

A grande expansão do mercado de impressoras possibilitou o surgimento dos multifuncionais, que integra scanner e a possibilidade de produzir fotocopias sem auxílio do computador. Os multifuncionais entraram no gosto popular, marcando mais uma vez a história com um produto de utilidade aos consumidores. Impressoras e scanners, dois produtos intimamente ligados um ao outro, definitivamente se uniram com a popularização dos multifuncionais.

E não para por aí. Não é novidade modelos com wi-fi, leitor de cartões, otimização para fotografia e preços competitivos. A tendência é a existência de um produto capaz de suprir as mais elementares necessidades do ramo que o consumidor tenha dentro de sua própria casa, sempre com muita praticidade e, para isso, mais opções são disponibilizadas: telas de monitoramento em LCD, alta velocidade, excelente resolução, memória própria, reservatório externo de tinta (que permite adicioná-la ao invés de trocar o cartucho) e outros.




One Reply to “A importância das impressoras para complementar o computador”

  1. Olá! Parabéns pelo post, ele é muito interessante e explica a evolução da impressora, que muitas pessoas não conhecem. Desde quando foi inventada ela está em constante evolução e não para de acrescentar novas tecnologias. Abs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*