Optando pela impressora a laser colorida




As impressoras à laser, que outrora eram produtos de difícil acesso, passaram a competir de forma mais democrática com as tradicionais jato de tinta na opção dos consumidores. O motivo, foi a maior acessibilidade dos modelos a laser, que imprimem colorido com menores custos. As impressoras a laser, da mesma maneira que as jato de tinta, passaram a utilizar cartuchos, porém, são cartuchos contendo toner em cores, um para cada cor e, da mesma maneira que as jato de tinta, produzem impressões com uma gama enorme de tonalidades, a partir das cores primárias e o preto.

Toner, nada mais é do que tinta em pó carregada de eletricidade, constituída principalmente de pigmentos e plásticos. O papel, após um processo complexo, atrai este pó, o qual, após passar pelo fusor da impressora, se aquece, derrete a parte plástica e se fixa, formando letras e imagens.

Antigamente, era raro o uso de impressoras a laser coloridas, devido ao alto custo que existia para produção de impressões com toner em cores. A tecnologia das impressoras a laser se modernizou, o custo para aquisição de um modelo colorido está acessível e, o custo para produzir a impressão, incluindo o toner, também deixou de ser um elemento inatingível para os consumidores em geral.

Um mercado que foi dominado pela geração jato de tinta, devido a alta qualidade, em cores, por preço acessível, mesmo em qualidade extremamente superior às antigas matriciais que são mais caras, o padrão laser perdeu mercado devido aos altos custos e versões tipicamente monocromáticas. Apesar de ter custo ainda superior as jato de tinta, os modelos coloridos a laser estão começando a atrair a preferência dos consumidores, que já estão vendo com bons olhos o padrão fazer parte de sua bancada de trabalho.

Começar a fazer parte das casas e não somente de ambientes corporativos é uma meta que o mercado de impressoras a laser visa atingir em médio prazo. A tecnologia precisa trabalhar no sentido de baratear ainda mais os custos, para poder ficar competitiva e se espalhar nos lares mundo afora, da mesma maneira que o fez os padrões “jato de tinta”.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*