Tudo sobre arquivos e documentos em formato PDF




PDF (Portable Document Format) é um formato de arquivo que facilita em muitos aspectos a distribuição e leitura de conteúdos e documentos cuja leitura tenha que ser feita na tela do computador. A vantagem do PDF é que, este formato, aceita imagens e textos e podem ser lidos de maneira fácil em qualquer computador utilizando um software leitor de PDF.

Para criar documentos em PDF, é preciso criar os textos ou documentos, em algum software como o Word, Excel, Navegador Web e outros. Em seguida, será necessário um software compilador de PDF, o qual faz a importação do documento a ser compilado e, em seguida, executa a compilação. O software mais conhecido para compilação de PDF é o Acrobat, mas há muitos outros, inclusive, existem sites que compilam online e devolvem o documento formatado em PDF, por e-mail ou download.

Os melhores compiladores de PDF oferecem muitas vantagens no momento da criação do documento. Disponibilizando recursos muito importantes na preservação da originalidade, qualidade e segurança do documento, por exemplo, inserção de senhas e certificados de segurança, entre outros.

Alguns dos trabalhos importantes que podem ser utilizados para melhorar a qualidade de documentos digitais são: proteção de documentos por senha, para evitar a distribuição de cópias ilegais de cursos, manuais, apostilas e outros.




Inserção de encriptação aos documentos, através de senha ou certificado, necessitando software de leitura compatível para mostrar o documento posteriormente; preservação da originalidade dos documentos a serem criados; bloqueia do recurso Ctrl+C (copiar conteúdo), entre outros benefícios. Não são todos os compiladores que fornecem recursos aprimorados e proteção antifraude.

O padrão de documentos em formato PDF tem sido o preferido para o envio de qualquer documentação que necessite leitura na tela do computador. O motivo é que, o PDF, pode ser lido com um leitor gratuito e leve, que pode ser baixado facilmente pela própria web ou, anexado junto à própria documentação. Outros formatos como os do Word, por exemplo, não garantem que o cliente possua acesso ao leitor instalado na máquina, não sendo possível, então, acessar o documento.

Se os compiladores de PDF fazem o trabalho de compilar documentos neste formato, alguns, também fazem o processo inverso, ou seja, converter o PDF em arquivos como HTML, DOC, imagens e outros. Somente arquivos sem proteção antifraude são passíveis de exportação para outro formato, PDFs protegidos não podem ser compilados em outros formatos.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*