O que é servidor VPS, qual o melhor e mais acessível?




A melhor opção na hora de contratar um servidor de hospedagem com recursos muito superiores às hospedagens compartilhadas e, ao mesmo tempo, muito mais acessível do que hospedagens em servidores dedicados, é optar por contratar um servidor de hospedagem semidedicado (ou VPS) para hospedagem de nossos sites. Opções de VPS como os disponibilizados nesta grade, permite de maneira acessível chegar ao sonho de colocar os nossos sites em um servidor que oferece mais do que hospedagem. Oferece toda a infraestrutura e potência de um semidedicado a serviço de nosso site ou, até mesmo, de nossa rede de sites.

VPS é o acrônimo para Virtual Private Server (servidor virtual privado, em português) que proporciona muitas regalias significativas em relação à hospedagem compartilhada convencional. Uma das principais vantagens é a possibilidade de instalar sistemas independentes para os clientes, permitindo, assim, que cada cliente configure sua conta da maneira que achar conveniente. Cada conta é tratada como uma máquina virtual independente uma da outra, funcionando como se fosse um servidor dedicado, porém, diferente do dedicado, o VPS possui vários clientes no mesmo servidor, cada qual com seu espaço (máquina virtual) próprio.

O que justifica utilizar um servidor semidedicado ao invés de um compartilhado convencional? O servidor compartilhado possui um custo bem acessível para hospedagem, porém, possui inúmeras limitações. Por exemplo, excesso de consumo de banda, excesso de envio de e-mails, excesso de conexões e outras. Os servidores compartilhados, por abrigarem centenas de sites, precisam controlar o consumo de recursos para garantir o funcionamento adequado de todos os sites, não permitindo que um dos sites hospedados venha a prejudicar aos demais por causa do consumo excessivo de recursos do servidor.

A partir deste momento é preciso migrar para servidores mais específicos, podendo ser o VPS ou o dedicado. O VPS suporta uma grande demanda de recursos não possíveis de serem atendidos nos compartilhados convencionais. Em resumo, o VPS é uma máquina robusta, que roda dentro de um dedicado de grande capacidade, juntamente com outros VPSs. Permite que o contratante tenha acesso privilegiado onde poderá configurá-lo a seu próprio modo, sem moderação da empresa provedora.




O servidor semidedicado ou VPS é a melhor opção para quem precisa de recursos de excelência sem ter que arcar com os custos de um totalmente dedicado. Cada conta possui espaço exclusivo, totalmente independente um do outro. Portanto, se um dos VPS falhar, em nada prejudicará os outros que estão na mesma máquina.

Entre os VPS de destaque para o Brasil, alguns hosts tem se mostrado uma empresa comprometida no provimento de hospedagem de alta capacidade, suporte especializado e preços justos. Um teste que fizemos com o serviço de atendimento, mostrou alto grau de conhecimento da equipe de suporte técnico, assim como estabilidade, velocidade e, o melhor, preços acessíveis em um dos planos de VPS adquirido.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*