Lucrando no Mini Índice / Dólar com o indicar VMA

Nesta página você poderá baixar gratuitamente o indicador VMA para todas as versões da plataforma Profitchart.

O indicador VMA se baseia na força do movimento, indicando pontos para entrada em operações em ativos da bolsa de valores com grandes probabilidades de acerto.

É um indicador que pode ser utilizado em módulo day trade, para operar ativos como o índice e o dólar, podendo, também, ser utilizado com grande sucesso para operações de ações em swing trade.

A VMA é uma média móvel que aumenta ou diminui sua inclinação de forma acelerada conforme ocorre a força de volatilidade do mercado. Por outro lado, permanecerá lateral (linha reta) quando esta aceleração de volatilidade é perdida.

Esta versão, inclui, juntamente com o indicador, uma regra de coloração, a qual, poderá ser plotada tanto no próprio indicador como sobre os candles.

A regra de coloração vai colorir os candles de verde sinalizando compra ou, de vermelho, sinalizando venda. Poderá, também, ser configurado para substituir a cor verde pela azul e, de branco, para mostrar perda de volatilidade (lateralização).
O indicador VMA significa Variable Moving Average ou, Média Móvel Variável e vai colorir de verde indicando que o mercado está inclinado para compra.

Por outro lado colorirá de vermelho indicando que o momento está inclinado para venda.

Nas configurações padrão a posição do mercado lateral será colorido de verde ou vermelho, sem uma definição de cor, no entanto, é possível alterar as configurações da regra para colorir os momentos laterais com a cor branca.

Pelas configurações da regra de coloração disponível no indicador pode-se substituir a cor em verde padrão para compra para uma coloração em azul.
Na imagem acima foi possível alterar as configurações de cor padrão para o azul (indicando compra) e a cor branca (mercado lateral).

Pela imagem temos plotado duas médias VMA no gráfico com períodos distintos entre elas. Configurando um modelo operacional que utiliza um tempo gráfico rápido em uma e um tempo gráfico mais lento na outra.

Um exemplo operacional onde pode-se usar os dois indicadores plotados simultaneamente sobre o gráfico:

O cruzamento da VMA rápida sobre a VMA lenta configura um ponto de possível entrada na operação, muito utilizado como modelo operacional por muitos traders deste segmento operacional.

Pela imagem acima, a VMA em azul está com período gráfico rápido (período configurado com 2) que, ao cruzar sobre a outra VMA (configurada com período 10) sinalizou uma entrada comprada no mini índice.

Os modelos operacionais com VMA permitem aumentar as probabilidades de acertos em entradas tanto em momento de altas no preço, como em momentos de baixas.

Podemos verificar que o VMA também pode ser utilizado como modelo para muitos pontos considerados como suporte e resistência, o que é bem comum em gráficos de todos os ativos da bolsa de valores.

Na ilustração abaixo temos o gráfico da VALE3 no tempo gráfico de cinco minutos. Como podemos perceber a linha do VMA (com período configurado como 10) atuou como forte ponto de suporte para o ativo, o qual foi respeitado fielmente no ativo:

O indicador é um grande aliado para melhorarmos os acertos não somente em day trade, tendo mostrado ser eficiente em períodos gráficos curtos e também longos, como o swing trade.

Importante: os exemplos neste artigo tem apenas caráter de estudo e não podem ser utilizados como recomendação de operações.

A fórmula do indicador VMA foi desenvolvida por Tushar S. Chande e basicamente calcula a diferença entre a soma dos ganhos recentes e a soma das perdas recentes. O resultado obtido é dividido pela soma dos movimentos de preços no período selecionado.

A versão disponível para download foi adaptada para o ProfitChart por Leonardo Zambiasi em seu blog profitindicadores.wordpress.com

➡️ Clique aqui para fazer download do indicador VMA 

One Reply to “Lucrando no Mini Índice / Dólar com o indicar VMA”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*