Fotos espetaculares da Terra e do universo

As mais espetaculares imagens do planeta Terra e de mundos distantes estão reunidas nesta página. Surpreenda-se observando fotos que muitas vezes nem parecem reais, mas que são totalmente originais e captadas por pessoas ou robôs na imensidão do universo que nos cerca.

O homem nunca chegou tão distante na observação do espaço como tem conseguido chegar a partir das últimas décadas. O Hubble, desde que lançado no espaço, tem enviado imagens surpreendentes do universo jamais observadas antes, mesmo pelos maiores telescópios em superfície terrestre. A terra por sua vez, também exibe espetáculos que fascinam os olhos e a mente das pessoas, que inspira artistas e que nos faz sonhar.

Dedicamos, assim, esta página para mostrar algumas das imagens mais fantásticas já captadas de todo o cosmos. Algumas retratam cenários deslumbrantes bem próximos de nós, outras no entanto, são tão distantes que ficamos até perplexos em imaginar o quão longínquo se localizam nos confins do infinito.

Abaixo a imagem de uma onda marítima fotografada por Clark Little, um fotógrafo no mínimo, radical.

Abaixo uma foto de Saturno, o famoso planeta anelado do sistema solar. Colocando-se o sol como referência, Saturno ocupa a sexta posição da distância deste. Além do seu famoso sistema de anéis, Saturno tem uma característica bastante peculiar: possui uma baixa densidade molecular em sua constituição, menor que a densidade da água, isso quer dizer que, se saturno caísse em um gigantesco oceano, ficaria boiando ao invés de afundar.

Logo abaixo, você pode observar uma foto espetacular tirado do espaço, mostrando o nosso planeta terra e a lua ao mesmo tempo.

Abaixo, uma foto mostrando a Estação Espacial Internacional em órbita da terra. A uma altitude média de 400 Km está bem próxima da superficie, sua construção iniciou-se em 1998 parte em solo, o restante no espaço. É possível sua observação a olho nu da terra, aparecendo em determinadas noites com forma de estrela.

Na foto abaixo uma foto da constelação de Órion, uma das mais belas e conhecidas em todo o mundo, sendo visível no Brasil a maior parte do ano. Ao centro, destaque para as famosas estrelas Três-marias. Já ao lado superior esquerdo do nosso ponto de vista, destaque para a estrela vermelha Betelgeuse, uma das maiores estrelas do firmamento, cerca de 250 vezes maior que sol, tão grande que seria possível esconder atrás dela todo o sol + Júpiter com sua órbita solar.

Abaixo uma foto da galáxia Andrômeda, também conhecida como M31, é o mais distante objeto que permite sua visualização a olho nu da terra. Sua localização é melhor visível no hemisfério norte, na constelação de Andrômeda. A distância em relação à terra está estimada em cerca de 2,5 milhões de anos luz e sua dimensão é mais do que o dobro maior da via-lactea.

Abaixo uma foto das famosas Pleiades, um grupo de estrelas observáveis a olho nu na constelação do touro.

Abaixo uma foto do cânion da Fumaça, na serra da Chapada Diamantina, centro da Bahia. Sua cachoeira tem nada menos que 380 metros de altura em queda livre de água.

Na imagem abaixo, uma maravilhosa fotografia da terra, onde é possivel observar a sua curvatura, créditos para esta imagem ao Space Adventure.

O que você vê abaixo é uma aurora boreal possível de ser observada na região polar do hemisfério norte do nosso planeta. O fenômeno ocorre quando partículas do vento solar colidem com a alta atmosfera do local e, o campo magnético da terra por sua vez, obstrui a chegada deste vento a superfície do planeta.

As dez estrelas mais brilhantes observáveis a olho nu são: Sírius,  na constelação do Cão Maior. Canopus, na constelação Carina. Arcturus, na constelação Boieiro. Rigil Kentaurus, na constelação do Centauro. Vega, localizada na constelação da Lira. Capella, presente em Auriga (cocheiro). Rigel, presente em Órion. Prócion, localizada no Cão Maior. Achernar, na constelação Eridanus. Betelgeuse, a estrela alfa do caçador Órion.

10 Replies to “Fotos espetaculares da Terra e do universo”

  1. a propria ciencia dispondo de tecnologias para provar a força e a inteligencia do nosso criador DEUS é eterno e reina para todo sempre AMEM

  2. E disse deus aja luz…. Deus seja louvado salmo cap 19 v1 os ceus manifestam a gloria de deus e o firmamento anuncia as obras de sua mao

  3. …no mundo onde vivemos existem pessoas que não creem em Deus. Pois, só de ver fotos como estas, logo cai na lógica que Ele existe. Tais cientistas criaram teorias dizendo que a terra surgiu de uma grande explosão, só balela… onde já se viu explosão criar algo tão fantástico como a “terra e o universo”; …sem falar que a terra, assim como os demais planetas estão suspensos no meio do nada, e o Sol é a unica fonte de luz do mundo sem ele não há vida! -hasta la vista.

  4. as fotografias são lindas demais,Deus em Sua bondade criou esse universo maravilhoso repleto de maravilhas,é com muita alegria que eu digo a esse criador maravilhoso o meu muito obrigado.

  5. LINDO!LINDO! Parabéns pelas fotos e pelas explicações, como é lindo o nosso universo e a infinita beleza que a cada dia não nos cansa de investigar, e sempre estarmos com sede de querer saber mais. parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*