Escolhendo uma disciplina de língua estrangeira no vestibular

Em quase todos os vestibulares é preciso fazer provas, entre tantas disciplinas, uma em especial que é a de língua estrangeira moderna. A parte boa é a disponibilidade de vários idiomas para o candidato escolher sobre qual deseja responder. A parte ruim é haver o conhecimento suficiente de uma língua estrangeira, de forma satisfatória, para fazer uma boa prova.

Entre as línguas mais comuns para o candidato escolher estão: inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e outras. É preciso indicar qual a preferida ainda no momento da inscrição para o vestibular. Qual escolher?

A língua inglesa, geralmente, é a opção que a maioria dos candidatos apontam no momento da inscrição. É uma boa saída para quem domina bem este idioma. Mas e você, como está seu nível de entendimento sobre alguma língua estrangeira?

Se o inglês não anda lá muito bom, a melhor opção é escolher a língua espanhola. Uma vez que o idioma espanhol é muito mais parecido com o nosso do que o inglês,  pelo menos na parte de interpretação de textos.

O problema é que não são todas as questões sobre interpretação de texto. São requisitados parte de gramática, análise, ortografia, interpretação de textos e outros.

Para quem domina o inglês, a parte de análise ortográfica, sintaxe e outros é mais fácil do que o espanhol. Mas para os mais leigos em idiomas estrangeiros, o espanhol é a oportunidade que pode acrescentar pontos sagrados à classificação geral. O chute pode sair certeiro em diversas ocasiões, mesmo quando a dúvida insiste em persistir na questão.

Outros idiomas, que não sejam inglês e espanhol, são apreciados por pessoas que dominam muito bem outra língua diferente. Não é difícil pessoas que fazem intercâmbio ou, mesmo natos de outros países, prestarem vestibular por aqui e optarem por línguas diversas.

Alem disso, o Brasil é um país extensamente colonizado por levas européias do final do século XIX – XX e, em muitas áreas, a influência cultural que os filhos ainda carregam de seus pais, pode levar o candidato a optar por uma língua específica, o que pode ser um problema, uma vez que, o fato de conviver em ambiente de pessoas que falam determinada língua, não significa que seja a grafia e pronuncia oficial do idioma em análise, mas sim, um dialeto aportuguesado.

Opção que os candidatos a prestarem vestibular deveriam escolher: domina o inglês? Então fazer a inscrição para a disciplina de inglês na prova. Domina pouco ou nada o inglês? Optar pela disciplina de espanhol na prova.

A prova de espanhol é uma saída excepcional na prova de língua inglesa, principalmente em vestibulares de grandes e concorridas universidades, especialmente as federais e estaduais que costumam pegar pesado e exigir bastante estudo dos candidatos.

Nem todos os vestibulares exigem prova de língua estrangeira, alguns exigem, mas com peso menor, outros não fazem distinção de peso mas, independente de qualquer situação, aprender e dominar pelo menos uma das mais faladas línguas do mundo, principalmente a inglesa, é um ponto muito grande no currículo de qualquer pessoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*