É preciso pagar mensalidade para usar GPS?




Uma dúvida bastante comum entre os consumidores é se o GPS tem mensalidade ou não. O que deve ser feito ao compra um GPS, tem que pagar mensalidades ou é só usufruir dos benefícios que o localizador oferece? Não precisa mais haver dúvidas, o sistema GPS é gratuito, no entanto, o software de mapeamento do aparelho pode ser gratuito ou pago.

O sistema de GPS formado por um conjunto de satélites que orbita todo o globo terrestre e de propriedade do Tio Sam manda as coordenadas de forma gratuita para os quatro cantos do mundo. Ou seja, o serviço fornecido pelo Tio Sam é aberto e gratuito.

No entanto, os satélites somente fornecem as coordenadas geométricas do local, ao mundo todo. É preciso que exista um receptor do sinal em equipamento apropriado (chip) aqui em solo e também um software que faça os cálculos necessários para mostrar algum resultado ao proprietário do terminal GPS.

Esta é a parte que pode ter custo ou não para manutenção. Isso vai depender do tipo de fabricante de aparelhos GPS e também do tipo de uso ou mapa (softwares) que será preciso instalar no terminal.

Se você comprar um aparelho GPS para localização de rotas, claro que o fabricante não vai querer entregar um aparelho vazio,  pois a fábrica quer vender em sociedades de capital aberto. Junto, é bem provável que já haverá o software de mapeamento. Este, geralmente é adquirido na forma de licença e instalado no terminal pelo próprio fabricante, que irá lhe entregar um produto pronto para uso. Então, ao sair da loja, você já terá um GPS para se localizar sem precisar pagar mais nenhum tostão para usar o sistema de posicionamento.

Por outro lado, vai chegar o dia que será preciso atualizar o mapa de seu GPS, pois as ruas e estradas costumam mudar de trajeto. Por exemplo, uma rua que possuía mão dupla de trânsito, em determinado momento, vira uma via de único sentido. Enfim, mudanças no trânsito podem acontecer a qualquer momento.




O mapa do seu GPS não irá mudar quando mudar alguma rota dentro de uma cidade. Neste caso, o GPS continua funcionando normalmente, mas, te guiará através de um local inapropriado.

Para que isso não ocorra é preciso atualizar o software de mapeamento em seu GPS, esta atualização de software agora sim poderá ser cobrada pelo desenvolvedor do aplicativo ou não, vai depender do fabricante. É preciso baixar pela internet e instalar no aparelho e o novo mapeamento estará corretíssimo.

Poderá ocorrer de um dia ser preciso viajar para um local onde o mapa não esteja instalado em seu GPS. Este mapa, se existir, poderá ser instalado mediante compra, bem como, ser gratuito e obtido pela internet por exemplo.

Então, você não paga para usufruir do GPS, mas poderá pagar por ter o software de mapeamento.

Existem muitas formas de se aproveitar o sinal enviado pelos satélites responsáveis pelo GPS. As diferenças obtidas são de responsabilidade daquilo que é possível produzir através dos softwares desenvolvidos para GPS. Desta maneira, pode-se usar GPS para várias finalidades, com por exemplo:

Localização e posicionamento em rotas de países e cidades.

Medição de áreas geográficas.

Navegação em alto-mar e aviação.

Obtenção de altitude e longitude do local.

Ajustamento de relógios públicos em grandes cidades.

E outros.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*