Dando um chute na Jabulani

Em dezembro de 2009, no sorteio dos grupos para a copa 2010, a Adidas apresentou a bola oficial, que mais tarde se tornara famosa na copa da África do Sul em 2010: a bola foi batizada com o nome de Jabulani, cujo significado em português significa “Celebrar”.

A famosa bola tem uma estética constituída de nada menos que 11 cores diferentes, todas fazendo homenageando e referência aos dialetos e etnias que formam a cultura da África do Sul. A grande tendência em evidência nestes tempo, o efeito visual 3D, também foi pensado e utilizado no projeto estético da bola, sendo observado em seus oito gomos que constituem todo o seu corpo.

Bola um pouco estranha ao primeiro contato! Declarações neste sentido foram feitas por muitos jogadores dos mais diferentes países que foram classificados para o mundial na África 2010. No início, muitos atletas consideraram a bola ruim, não ideal para a disputa do maior evento esportivo do mundo, depois das olimpíadas.

Mas, como tudo é questão de hábito, a Jabulani não causou mais estranheza entre os atletas, que logo se acostumaram, a bom tempo, com o objeto mais famoso utilizado nas partidas.

Nunca uma bola de futebol esteve tão em destaque na mídia como a famosa Jabulani, feita para dar graça às habilidades dos centroavantes e para dificultar a atuação dos goleiros, algumas vezes a dita bola realmente ganhou a cena no mundial, produzindo efeitos desconcertantes nos chutes dos jogadores, provocando as mais profundas exigências dos goleiros, que às vezes eram traídos pela moderníssima peça.

Sem contar ocasiões em que alguns árbitros eram “atacados” pela bola da Adidas, participando de jogadas involuntárias com as passagens da peça, os jogadores não perdiam a chance de mandar a bola em direção ao gol, mesmo de longe, para tentar fazer a Jabulani vazar pelas mãos dos goleiros. Apesar de muitos dos chutes disparados de longe, saírem fora da meta do gol e outros pararem nas mãos dos goleiros, alguns dos chutes balançaram a rede, produzindo o momento máximo de uma partida de futebol, o gol.

Comprovadamente, a nova bola Jabulani é mais veloz que as antecessoras, é mais dura, não contem consturas e pode fazer curvas incríveis quando lançadas, dando mais trabalho para a apurada eficiência dos melhores goleiros do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*