Será que estou grávida? Entenda o exame de gravidez




A hora de saber se a gravidez está presente ou não, na mulher, costuma gerar dúvidas e desconfianças, sendo o atraso na menstruação um fator que pode deixar a mulher na situação de pensar que engravidou. Menstruação atrasada pode ser um indício, mas não significa, necessariamente, sinal de gravidez.

Para encontrar a resposta definitiva, busca-se fazer exames que detectam ou não a gravidez. Os exames de gravidez detectam o hormônio HCG (hormônio gonadotrofina coriônico humana), sintetizado pela placenta logo após a gravidez e que entra na circulação sanguínea e também na urina da mulher.

Em todo o ciclo menstrual, o hormônio HCG está presente no sangue e na urina, sendo que o valor quantitativo máximo está estabelecido em 5 (mUi/Ml – Emblema Supra Capstolar/Espectro Grama). Valores abaixo de 5 é normal e a mulher não está grávida, valores acima de 5 podem ser indícios evidentes que a mulher está grávida, porém só é confirmado se este índice estiver muito acima de 5 no exame de sangue para HCG.

O primeiro exame preferido por muitas mulheres é o conhecido “teste de gravidez de farmácia” que tem um bom índice de resultados satisfatórios, mas não se pode garantir que o resultado de gravidez seja 100% confiável, assim como não se pode dizer que seja 100% confiável não existir a gravidez, pois ele informa apenas “sim ou não”, e não é capaz de medir a quantidade do HCG.

Além disso, como o HCG é normalmente encontrado na mulher, há outros fatores que podem influenciar sobre este hormônio, fazendo sua produção aumentar, o que traria um falso positivo no exame caseiro.

O teste preciso para se saber se a gravidez está presente ou não, deve ser feito através de um exame clínico laboratorial, o qual é solicitado pelo médico, ou seja, é preciso fazer uma consulta para que o médico requisite o exame, o qual, depois, pode ser feito em qualquer laboratório de análises clínicas.




Antes, verificar alguns sintomas comuns de indícios de gravidez: menstruação atrasada, enjoos com ânsia de vomitar, seios doloridos (especialmente ao redor dos mamilos), vontade de urinar seguidamente e, às vezes, tonturas e dores de cabeça, entre outros sintomas.

O exame de detecção laboratorial do HCG – hormônio Gonadotrofina Coriônica Humana, é feito pela análise do sangue e pode ser o Beta HCG Quantitativo e o Beta HCG Qualitativo.

O Exame de Beta HCG Qualitativo apenas dá uma resposta como “sim ou não” igual ao de urina, já o Beta HCG Quantitativo, indica além da gravidez, o estágio dela, pois indica a quantidade de hormônio que está presente no sangue.

Quando a quantidade de HCG estiver acima de 5 no exame, a possibilidade de gravidez é eminente, mas ainda não é conclusiva, provavelmente, o médico solicitará novos exames comprobatórios a cada 48 horas. O hormônio HCG dobra de quantidade após 48 horas e, somente verificando-se a regularidade nestes índices, é que comprova-se a presença da gravidez com total certeza.

A concentração de HCG no sangue da gestante, gira em torno de 25 (em mUi/Ml) no início e pode chegar a 50 mil na 11ª semana de gestação.

Alguns números de quantidade de HCG no sangue (mUi/Ml):

0 a 2 semanas: 50 a 500
2 a 3 semanas: 100 a 5.000
3 a 4 semanas: 500 a 10.000
4 a 5 semanas: 1.000 a 50.000
5 a 6 semanas: 10.000 a 100.000
6 a 8 semanas: 15.000 a 200.000
2 a 3 meses: 10.000 a 100.000
Não gestantes: menor que 10
Homens: menor que 2

Homens também possuem este hormônio e, alterações significativas, podem ser indícios de alguns tumores, especialmente de testículos.




122 Replies to “Será que estou grávida? Entenda o exame de gravidez”

  1. Oi fiz o exame de sangue beta hcg qualitativo e deeu inferior á 6,0 … Posso estar gravida
    OBS=fiiz oo examee 4 dias dpois da relaçao pq minha mae pediu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*