Como fazer PIX e transferir dinheiro no meio da madrugada?

O Pix é a opção nota 10 para transferir dinheiro instantaneamente em qualquer horário, mesmo na madrugada de sábado para domingo por exemplo.

É um sistema disponibilizado por todas as agências bancárias e outras empresas do ramo financeiro com funcionamento através do próprio aplicativo da instituição financeira.

Cada banco oferece o Pix como uma função dentro do próprio aplicativo para celular.

O formato e opções de uso são personalizadas, podendo apresentar-se de maneiras diferenciadas, entre as diversas prestadoras do serviço. Porém, as funções e objetivos são todos idênticos.

Chave PIX

A chave Pix nada mais é do que o identificador único, de uma conta bancária, em toda a rede abrangida pelo Banco Central do Brasil.

É um item necessário para que alguém possa receber um pagamento através da rede PIX.

Cadastrar uma chave Pix é tão simples como acessar o próprio aplicativo pelo celular.

Dentro do aplicativo é possível cadastrar algumas chaves já pré aprovadas pelo Banco Central, como o CPF, o e-mail, o número do celular e o CNPJ vinculados a conta bancária da pessoa.

Geralmente, alguns desses dados já foram cadastrados quando da abertura da conta corrente / poupança no banco em questão.

Quando uma chave Pix é registrada para uma conta bancária, a mesma não poderá ser cadastrada para uma outra conta de mesma titularidade.

Ou seja, se eu tenho conta no Banco do Brasil, por exemplo e, cadastrei como chave Pix o meu CPF, eu não posso cadastrar o meu CPF em uma conta em qualquer outra instituição participante.

Se eu tentar fazer isso a solicitação é rejeitada.

No entanto, a qualquer momento é possível cancelar uma chave já cadastrada e cadastra-la em outro banco. Pode-se, também, fazer uma portabilidade de chave, ou seja, transferir a chave para ser usada em outra conta, mesmo que seja em outro banco.

Além de dados pré aprovados como o CPF ou o número de celular, uma outra forma de cadastrar uma chave PIX é solicitar a chamada chave aleatória.

Neste caso, a solicitação é recebida no Banco Central, o qual, após alguns minutos retorna uma chave aleatória, contendo letras e números.

Recebendo dinheiro via PIX

Para que qualquer pessoa ou, empresa, recebam um pagamento via PIX é suficiente informar ao pagador a chave PIX.

Como a chave é única e está vinculada a uma única conta corrente no Brasil, o pagamento será direcionado àquela conta em questão de segundos, mesmo que seja em um feriado ou no meio da madrugada.

Recebendo PIX sem chave

Algumas instituições permitem enviar PIX sem a necessidade de uma chave.

Esta operação está restrita apenas para transferência de dinheiro de uma conta para outra, não serve para pagar via QR Code por exemplo.

Neste caso o pagador deverá informar na transferência PIX o número da conta corrente e agência, além do CPF da pessoa que vai receber o pagamento, de uma maneira parecida com as tradicionais TEDs, porém, diferente do TED, a transferência é instantânea em qualquer dia e horário.

Pix tem custo?

Até o momento em que escrevo este artigo os serviços realizados via PIX são gratuitos.

A intensão de tarifar o uso para uso comercial do serviço é uma possibilidade que poderá ocorrer no futuro.

No entanto para o pagador pessoa física a intensão é manter a gratuidade por tempo indeterminado.

O PIX vale a pena?

Sim, vale muito a pena, é um serviço rápido e seguro e, além disso, pode ser realizado 24 horas por dia, mesmo em um feriado prolongado por exemplo.

O crédito na conta do recebedor é instantânea.

Habilitar o PIX Resumo:

  • Entre no aplicativo de sua conta bancária através do telefone celular.
  • Procure a opção PIX no menu de serviços.
  • Siga as instruções fornecidas pelo próprio aplicativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*