Como conseguir emprego?

Conseguir um bom emprego, que traga estabilidade financeira e satisfação profissional para cada um de nós, pode ser uma batalha bem árdua para ser vencida. É o seu momento profissional que está sendo testado e como tal você deve estar preparado, tudo é mais difícil ao se iniciado desde a busca por um trabalho, até a entrevista e finalmente a contratação. Elaboramos nesta página algumas orientações essenciais para você se dar bem na busca de trabalho, desde o início até a contratação final e o sucesso profissional definitivo.

Por onde começar? A busca por emprego traz mais resultados quando se busca trabalho onde realmente exista trabalho disponível. Agências do SINE, páginas amarelas, distribuição de currículos entre outros é a parte inicial de qualquer busca de trabalho. Uma boa iniciativa é ligar para as empresas, para ver se estão contratando para vagas ao qual você pretende concorrer.

As micro e pequenas empresas fazem parte de um setor nobre da economia, tanto que, cerca de 60% dos postos de trabalhos no Brasil estão nestas empresas e elas dão uma oportunidade única que grandes instituições não fazem, a possibilidade de conversar diretamente com os proprietários e não pelas agências ou RHs. Por isso, é um excelente local para busca de empregos.

O empregador deseja contratar o funcionário perfeito, mesmo que a perfeição não exista. Por isso saia à frente. O empregador deseja que sua colaboração gere dinheiro para ele, jamais prejuízo. Ele quer que você nunca se atrase, nunca falte, que trabalhe mais do qualquer outra pessoa, que tenha dedicação total ao serviço, que esteja disposta a aprender sempre mais e que “vista a camisa da empresa”. Pense nisso na hora que for procurar ou dar sua entrevista de emprego. Saiba que são poucas as pessoas que tem esses talentos e você pode se especializar nesses quesitos e despertar a atenção do empregador.

O currículo bem elaborado é decisivo, serve de guia ao empregador e gera entrevista para você. Os recrutadores são especializados em analisar currículos, em cima de centenas de currículos, eles fazem uma triagem com três classes de currículos, os sem interesse, os mais ou menos interessados e os bem interessados. Se você pretende ficar na classe dos “interessados”, capriche na formulação do currículo, seguem algumas dicas:

Especifique claramente os seus objetivos. Descreva o porquê você merece o cargo pretendido. Destaque o quanto você é organizado e que possui um objetivo definido. Coloque frases curtas, fáceis de serem lidas e interpretadas, não enrole. Escreva somente informações positivas. Descreva o quanto que contribuiu em empregos anteriores.

Não escreva números de documentos, como RG, CPF ou outros, porque não tem relevância na seleção. Não escreva a razão de saída do empregos anteriores. Não exija pretensão salarial, isso deve ser discutido na entrevista.

Na hora da entrevista, transmita energia e motivação ao entrevistador. Seja persistente, não desistir da tarefa e vencer o entrevistador pelo cansaço é apreciado pelas empresas. Você deve transmitir responsabilidades e honestidade ao entrevistador. Demonstre grande dedicação às funções que irá desempenhar. Faça o entrevistador entender que você pretende adquirir a vaga na empresa para crescer profissionalmente e contribuir para o crescimento da empresa.

A pergunta mais difícil de ser respondida: “Por que eu devo te contratar?” É bem comum ficarmos encabulados em responder com segurança e convencimento a esta pergunta. Por isso, prepare-se antes, informe que você tem um desejo de ser uma grande pessoa, ser realizada profissional e pessoalmente e, que considera aquela empresa uma referência adequada para a ascensão profissional da sua pessoa. Enfim, faça o entrevistador saber o porque você é a pessoa certa para a vaga em disputa.

E, acima de tudo, tenha paciência e tranqüilidade na busca de seu novo emprego, não pare de estudar e se especializar. Faça cursos sempre que você puder, encante, prepare-se, seja dedicado e prestativo e esteja sempre sujeito a crescer em seu trabalho e em sua vida profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*