5 dicas para fazer teste de farmácia bem sucedido

1. Se possível faça o teste com a primeira urina da manhã, pois, a concentração de gonadotrofina coriônica (HCG) tende a ser mais concentrada na primeira urina do dia. O HCG é um hormônio sintetizado pelas células trofoblásticas logo que ocorre a fecundação e, o mesmo é encontrado também no sangue e urina. Como você sabe, com esta última o teste de gravidez de farmácia é realizado.

2. Se positivo, repita o teste depois de 48 horas. Se possível use um produto de outra marca. Se o resultado for positivo novamente e você não tem indícios de infecção na bexiga, a gravidez é praticamente certa. Procure um médico ou laboratório conceituado para fazer o de sangue. A maioria dos laboratórios faz o exame HCG qualitativo sem exigência da requisição médica, desde que, você abra mão do convênio ou plano de saúde. Ou seja, você precisará pagar o preço integral ao laboratório.

3. Se, a leitura não acusar gravidez no primeiro teste, faça a contraprova, entre 7 e 15 dias após o primeiro. Se persistir negativo, é muito provável que não exista gravidez.

4. Alguns testes de farmácia vem com o reservatório para coleta de urina, outros são vendidos sem. Se, a situação for a segunda, use um copo descartável ou, um copo de vidro, ambos limpos e secos. Descarte-os no lixo após o uso. Colete a urina somente no momento de realizar o teste. Nunca armazene-a para fazer mais tarde, pois, poderá haver risco de contaminação, fator que, poderá ser suficiente para apresentar um resultado errado.

5. Leia atentamente as instruções da marca e do modelo do teste. Algumas marcas pedem somente alguns segundos de mergulho, da fita reagente, na urina. Algumas, pedem até vários minutos. Da mesma maneira, verifique o tempo necessário para a correta leitura, onde, a fita deverá estar repousando em local enxuto e limpo.

Como interpretar o resultado?

Após a execução dos procedimentos , conforme solicitado nas instruções do produto, a fita de teste com o reagente poderá apresentar a seguinte situação:

1 (um) traço somente. Resultado: provavelmente NÃO há gravidez.

2 (dois) traços paralelos. Resultado: provavelmente GRÁVIDA.

Teste de gravidez farmacia

Nenhum traço na fita: ocorreu algum erro na realização do exame. Será necessário descartar a fita e fazer uso de outro teste.

As cores dos traços:

Variando conforme a marca, geralmente as cores dos traços é a cor de rosa. O traço padrão (aquele que aparece solitário em resultados negativos) tem coloração bastante acentuada. O traço que contém o reagente poderá variar, desde uma coloração esmaecida, até uma coloração acentuada. É provável que a intensidade de cor, deste segundo traço, o qual acusa gravidez, esteja relacionado à concentração de HCG na urina.

Quanto maior a concentração, mais forte será a coloração do traço reagente. Porém, mesmo que um sutil traço de coloração esmaecida seja percebido, a probabilidade de gravidez está presente e, deve-se repetir o teste após 48 horas, para confirmar. A coloração sutil no traço do reagente de HCG pode indicar baixa concentração deste hormônio na urina, provavelmente a gravidez ainda esteja bem no início.

É muito difícil um teste apresentar falso positivo. O mais comum, poderá ser um falso negativo, mas, neste segundo caso, pode ser que, não haja concentração de hormônio suficiente, para ser detectado pelo reagente.

PARTICIPE DOS COMENTÁRIOS