Universidade à distância

O ensino à distância veio para oferecer mais integração entre sociedade e centros de estudo. Desde períodos mais antigos e, mais específico agora, com os recursos da internet, os diversos métodos de ensino oferecidos vão desde cursos básicos até graduação e pós graduação, fornecidos por grandes universidades.

A universidade à distância é uma grande chance para pessoas que não tiveram a oportunidade de frequentar uma universidade presencial e não querem ou não podem mais passar pelas carteiras da escola.

Claro que a universidade à distancia não pode ser substituída pela presencial. É uma opção que deve ser adquirida quando não se tem mais jeito de estudar de forma normal, apesar de que, as instituições de ensino, estão produzindo ambientes virtuais com características bem peculiares, oferecendo qualidade de ensino extremamente eficientes, comparando-se ao tradicional método presencial.

As regras para a universidade à distância exigem que o aluno realize provas de caráter presencial em períodos de tempo previamente agendados, onde será avaliado o desempenho e aprendizagem de cada aluno, podendo ser reprovado ou aprovado, como em um exame convencional. Portanto, é preciso muito empenho e disciplina do aluno, estudando os livros em casa, os quais, podem ser disponibilizados virtualmente ou não pela instituição de ensino.

As instituições sérias de ensino à distância, fornecem o certificado ou diploma de conclusão quando houver aprovação em todos os exames presenciais realizados. Não consta, necessariamente, no diploma, a informação de que o curso foi realizado na modalidade à distância. O importante é que o curso seja válido e reconhecido pelo Ministério da Educação.

As universidades federais já vêm de longo tempo apostando suas forças no ensino à distância. Não podemos afirmar se todas as federais se empenham nesta modalidade de ensino, porém, são muitas as que têm projetos pedagógicos de sucesso nesta forma inteligente de levar educação à mais pessoas interessadas em adquirir conhecimento.

Em vasto território como o do Brasil por exemplo, nada mais correto do que existir a possibilidade de se chegar à universidade por meio de um método à distância, muitos destes métodos, são através de conferências via satélite, em salas de aulas concentradas em pontos exclusivos em regiões ou cidades e, em outros métodos, com a internet, em casa mesmo.

A disciplina do aluno em estudar em casa é fundamental para o sucesso de uma universidade à distância. É preciso direcionar esforço e força de vontade no estudo e programa disciplinar da instituição de ensino, o resultado será de sucesso e extremamente recompensador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*