Tudo sobre os aparelhos medidores de pressão no pulso

Os aparelhos medidores de pressão arterial para o uso em casa chegaram para facilitar o trabalho na hora de aferir a pressão arterial. São totalmente automáticos, digitais e são colocados no pulso ao invés da parte superior do braço. O que devemos saber sobre o funcionamento e precisão destes aparelhos? Vamos explanar alguns pontos importantes, continue lendo.

O uso correto do aparelho para aferições precisas se dá da seguinte forma: o aparelho é preso com a faixa de fixação no pulso, preferencialmente no braço esquerdo, de forma que o sensor do medidor (o fundo do aparelho) esteja em contato com o pulso, ou seja, no lado interno do braço, na região do pulso.

O braço deverá ser apoiado em uma mesa, para que o aparelho fique na mesma altura da linha do coração, ou seja, o aparelho deverá estar alinhado à mesma linha do peito. O cotovelo deverá ser apoiado na mesa e o antebraço estendido ou levantado de modo a ficar em linha reta com o coração (a parte posterior do peito, próximo ao externo).

O paciente deverá ficar em postura ereta, com as costas apoiadas na cadeira, não cruzar as pernas e não fazer qualquer movimento durante a aferição. Movimentos de pernas, braços e cabeça poderão alterar a precisão do resultado.

Se não for possível ficar na posição sentada durante a aferição, a medição poderá ser feita com o paciente deitado na cama. Para a correta utilização, coloque um travesseiro ao lado do paciente, de modo a apoiar o antebraço a ficar erguido na mesma altura da linha do coração. O pulso deverá acompanhar a linha superior do abdômen.

Poderá ainda ser usado o apoio braço com braço. O próprio paciente fica na posição correta de medição, cruza o braço do pulso que está com o aparelho no peito, na altura do coração e, com o outro braço, ajuda a sustentar e descansar o braço ao qual a pressão arterial está sendo aferida.

Sempre que possível, utilize o pulso do braço esquerdo para aferição, apenas utilize o pulso do braço direito quando for impossível a medição no braço esquerdo, porque os resultados são mais precisos e confiantes.

Os aparelhos de medição da pressão pelo pulso são automáticos e alimentados com energia proveniente de pilhas. Tenha a certeza de utilizar pilhas com boa carga de energia, preferencialmente pilhas alcalinas que têm maior durabilidade. Pilhas com carga deficiente ou com pouca carga poderão interferir na medição correta, mostrando valores inconsistentes.

Após cada aferição, aguarde pelo menos três minutos para aferir no mesmo pulso, desta maneira, a circulação que foi bloqueada pela inflação do aparelho, voltará ao normal, garantindo a nova medição com a precisão esperada.

Se o paciente estiver com arritmia cardíaca, o aparelho poderá apresentar um valor inconsistente ou incorreto da pressão arterial. Neste tipo de evento é aconselhável a aferição com o esfigmomanômetro convencional, para avaliação da real situação.

5 Replies to “Tudo sobre os aparelhos medidores de pressão no pulso”

  1. ola,tenho uma duvida minha pressão noa aparelhos digitais sempre dá alta é 140×100,150×80,e nos medidores de pressão que tem o manguito e o estetoscopio da 120×80,130×80, esses aparelho digital podem estar com defeito

  2. Olá, boa noite, tenho 56 anos, pré-diabete e tenho hipotireoidismo e sou orientado a fazer controle cardiológico; não faço controle com cardiologista há mais de 05 cinco anos, mas a pressão tem sido medida por outros especialistas. De vez em conta sinto dores no peito e braço esquerdo, por isso pedi uma enfermeira técnica minha parenta para medir minha P.A. Curioso que no braço esquerdo a sistólica é 11 e no direito dá 14 e diastolica varia entre 7 e 8 para os braços distinto D/E.
    Fui submetido a cat há 15 anos. Tenho que preocupar muito com essa diferença da PA nos dois braços?
    Obrigado.
    Boa noite.

  3. Quando repito a ferição da minha pressão da resultados diferente, com espaço entre os mesmo de dois três minutos porque isto?
    desde de já obrigada
    Silvia

  4. Prezados senhores

    Elogiável a sua iniciativa de esclarecer as pessoas sobre a maneira de me dir a pressão arterial. No entanto, não só no seu site, mas também em outros, está sendo usado o verbo “aferir” com o sentido de “medir”. Não se faz “aferição” da pressão cardíaca, mas sim sua medição. Aferição se faz com o medidor, para verificar sua exatidão. No dicionário Houaiss, aferir tem esta definição: “examinar a exatidão dos instrumentos que servem para pesar, medir etc.; afilar, afinar”. Portanto, ninguém faz “aferição” da pressão, mas a medição da pressão. Espero que corrijam essa falha, digamos, técnica.
    Obrigado.

  5. prezado (a)
    estou com uma duvida na medição da minha pressão arterial, ou seja, do lado esquerdo sempre dá 12×8 ou 11×7 e no braço direito fica sempre no 14×9 ou 13×9, qual seria a medição mais confiável do braço esquerdo ou direito?
    desde já obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*