Curso para criar ou desenvolver sites no Word?

Se você for um webdesigner ou programador web, lamento, mas este artigo foi escrito para as pessoas que ainda não conhecem os meios que são utilizados para criação de sites e desejam aprendê-los. Muitas pessoas já me perguntaram sobre quais os mecanismos necessários para desenvolver um site, logicamente, existem ferramentas extremamente profissionais para o desenvolvimento desta atividade, mas se você ainda não sabe como criar sites, por que não começar pelas ferramentas mais conhecidas e de melhor operação? E a pergunta que responde ao título deste artigo é: sim, é possível criar sites utilizando-se o Word.

Vamos deixar bem claro alguns pontos. Se você for um profissional da área de desenvolvimento, com certeza irá me criticar por escrever um assunto assim, curso de desenvolvimento de sites justamente com o Word? Mas ninguém aqui está querendo tirar os créditos das ferramentas profissionais para o desenvolvimento dos melhores sites que vemos por aí, na internet e, muito menos tirar os créditos dos profissionais que as utilizam.

Então, vamos lá. Para começar, precisamos entender dois pontos que são básicos e fundamentais nesta área. Nós podemos criar duas modalidades de sites. Uma das modalidades é o tipo de site onde serão implantados sistemas, como loja virtual, sistema de notícias e outros. A outra modalidade é o site que não utiliza linguagem de programação no seu desenvolvimento ou operação, neste tipo, é possível criar páginas com fotos, com textos, com links diversos e assim por diante.

Outro ponto fundamental trata-se da configuração do domínio, do servidor de hospedagem e da configuração do FTP. Independente de que tipo de site estejamos interessados em desenvolver, estes três itens são totalmente idênticos em qualquer modalidade.

Se você precisa criar algum sistema para adicionar em seu site, como um sistema de anúncios classificados, ou loja virtual por exemplo, a ferramenta essencial do desenvolvimento para tal aplicação, não é o aplicativo de trabalho em si, mas sim, o conhecimento intelectual do profissional que executará esta produção. E sabe por quê? Porque você necessitará conhecer o código da linguagem de programação desejada, deverá saber ainda a sua sintaxe e outros pontos relevantes. Tudo isto não existe em nenhum software pré-formatado de desenvolvimento, são códigos escritos linha por linha, e para tal, você poderá usar até mesmo programas simples, como  o Bloco de Notas do Windows por exemplo.

Porém, se você pretende criar um site para colocar suas fotos, seus textos, suas opiniões, vídeos do YouTube, encaixar jogos de outros sites entre outros, você poderá usar um software de desenvolvimento para isso, sendo que os mais utilizado são o FrontPage, o Dreamweaver, o Flash e outros.

Esses são famosos em desenvolvimento de sites, e neles é possível contar com muitas ferramentas para editoração de código para o uso na programação também, o que facilita muito a vida dos desenvolvedores de páginas e sistemas.

Mas e o Word, nele é possível criar sites? Sim. Você poderá usá-lo para criar páginas que não necessitam programação. Na verdade, é possível também editar o código fonte pelo Word, mas poucos são os que o utilizam assim.

Mas o que levaria alguém a usar o Word para fazer o seu site? Por ser um software muito conhecido e de fácil operação, as pessoas podem começar com ele, aprendendo a salvar páginas em formato HTML, a criar links, a inserir fotos, vídeos do YouTube e a colocar o site no ar entre muitas outras operações.

Depois, não há dúvidas, o ideal é migrar para uma plataforma mais amigável para o desenvolvimento, como o FrontPage por exemplo, que é um irmão do Word, já que também faz parte do pacote Office. Colocar um site no ar realmente é muito fácil com o Word e com o FrontPage.

Se você realmente deseja começar a criar sites, o Word é um caminho bem interessante, você aprenderá o básico facilmente. Nós recomendamos um link aqui, onde há um curso de criação de sites com o Word. Sem querer desapontar a você leitor, já aviso que o curso não é gratuito, mas falando francamente, um trabalho se tem valor, é justo pagar por ele, eu penso.

5 Replies to “Curso para criar ou desenvolver sites no Word?”

  1. Pingback: Tweets that mention Curso para criar ou desenvolver sites no Word? « ForceSystem – Informações que você merece -- Topsy.com

    • legal também seria de voce dizer à estas pessoas que os sites delas ficarão pesados, com erros de codificação entre outras coisas… fazer site não é dificil… um html básico já resolve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*