Compra de domínio e hospedagem de sites passo a passo




A maioria dos blogs grátis não fornece os dados do servidor DNS para que o domínio acesse este blog. O máximo que é possível fazer, é redirecionar o domínio para o link do seu blog. Mas isto é pouquíssimo relevante.

Se você pretende comprar um domínio, o ideal é contratar uma hospedagem de site e, neste seu site, instalar um sistema pronto de blog, o WordPress, por exemplo, que é grátis. Dessa forma, ficará como é o ideal.

compra de domínio é feito na forma de anuidade e são de dois tipos: aqueles que terminam em .br e aqueles que terminam em .com apenas.

O .br é comprado online mesmo, exclusivamente em: http://registro.br. Já os .com são comprados em diversos sites que são representantes da Internic ou Icann, responsáveis pelos domínios internacionais do tipo .com, .net, .org e outros. Para encontrar uma das representantes, basta procurar no buscador favorito por “registro de domínios”.

Após a compra do domínio, você terá acesso a uma área restrita no site onde a compra foi efetuada. Nesta área restrita, existem pelo menos dois campos a serem preenchidos com os endereços DNS do servidor de hospedagem. Estes endereços são fornecidos a você pela empresa de hospedagem contratada, no momento em que você contratar este serviço de hospedagem para o seu site.




A partir deste ponto, quando o seu domínio (ou e-mail também) for acessado, o navegador buscará o seu site diretamente no servidor de hospedagem e irá exibi-lo para os visitantes.

As empresas que fornecem hospedagem, poderão, também, (na maioria das vezes) vender juntamente com a hospedagem, o domínio, mas, pode ser que elas cobrem mais caro do preço normal, principalmente quando se tratar de domínios com final .br, porque o preço oficial, é o preço que está no site http://registro.br

A hospedagem pode ser trocada a qualquer momento, você terá que substituir os endereços DNS no site onde comprou o domínio, pelos endereços DNS da nova empresa de hospedagem.

Já o conteúdo nem sempre poderá ser aproveitado. O ideal é que você contrate uma empresa de hospedagem que ofereça o painel de controle CPanel. Este painel, oferece ao dono do site, o recurso full backup, um comando que você mesmo aciona pelo gerenciado de sua hospedagem para “clonar” todo o seu site, na forma de arquivo de backup e, este backup, poderá ser restaurado em outro servidor, que também possua o CPanel, tudo de forma quase sempre correta.

Então, não é muito aconselhado hospedar em servidores que possuem painel próprio, diferente do CPanel porque estas empresas tem painel com uma linguagem restrito a elas. Quando você precisar trocar de empresa, terá dificuldades para restaurar corretamente o seu site.

Já o CPanel é usado por uma grande gama de empresas de hospedagem, então, você encontrará muito mais facilmente outra empresa compatível que restaurá o seu site com total êxito.

Veja no link: Hospedagem de sites algumas empresas de hospedagem que oferecem o CPanel

Observação: O CPanel é a marca de um sistema de gerenciamento de sites, o qual é desenvolvido pela empresa de mesmo nome e disponibilizado à empresas que oferecem hospedagem de sites pelo mundo afora.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*