Como inserir vídeos do YouTube no site ou blog

É muito fácil adicionar vídeos do Youtube, do Daylimotion, do MySpace, do Videolog e outros a uma página web ou blog. Nós vamos explicar neste artigo como é fácil inserir os vídeos em qualquer arquivo HTML, mesmo aqueles que ficam off-line, no computador.

Quando você encontrar um vídeo interessante no YouTube e deseja adicioná-lo a alguma de suas páginas web ou a um post de seu blog, primeiramente, tenha a certeza de estar na página onde o vídeo está sendo reproduzido. Em seguida, com apenas alguns cliques, o vídeo poderá ser incorporado para ser reproduzido em qualquer página html que você tenha acesso como editor.

Procure pelo termo “incorporar” (ou “embed” em sites na língua inglesa). Verifique que este termo vem com uma caixa de texto contendo um script HTML. Basta você copiar este script e, em seguida, colar no local desejado, dentro de sua página HTML ou do post do seu blog. (No caso do blog, mude o editor para o modo HTML, do contrário não funcionará).

As vantagens de inserir vídeos incorporados em sites ou blogs é a não necessidade de esperar o download, além de ser carregado muito mais rapidamente do que os formatos não incorporados. Além disso, não há consumo de banda ou tráfego do servidor de hospedagem, uma vez que o tráfego referente ao vídeo, é oriundo dos sites de vídeos.

Abaixo, uma imagem do YouTube que ilustra o modo de copiar corretamente o código html de incorporação de um vídeo selecionado (clique para abrir a imagem completa):

Inserir vídeo do Youtube no site ou blog

Inserindo facilmente um vídeo a um arquivo HTML que será salvo e aberto no seu computador:

– encontre um vídeo qualquer no YouTube ou outro site de vídeos,

– copie o código HTML da caixa “incorporar”,

– cole o código no Bloco de Notas do Windows,

– em seguida salve o arquivo pelo Bloco de Notas da seguinte maneira: nome.htm (onde nome poderá ser substituído por qualquer termo),

– agora é só abrir o arquivo salvo no seu computador, o vídeo será reproduzido.

Verifique o local onde o arquivo foi salvo no computador, o arquivo html será aberto, o vídeo será mostrado, basta clicar no botão de reprodução do vídeo para iniciar a reprodução.

Para adicionar os vídeo no blog, tenha a certeza de alterar a janela de edição para o modo HTML para colar o script, do contrário, o script não será reconhecido.

One Reply to “Como inserir vídeos do YouTube no site ou blog”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*