Como funciona o telefone celular




O telefone celular é febre generalisada, desde crianças até adultos letrados, todo mundo tem, todo mundo usa, com crédito ou apenas para a função de câmera, ninguém larga dele. O telefone celular é assim, no bolso ou na cintura, ele passeia mais do que presidente da república. Pequeno e funcional, você sabe como o celular funciona? Nós vamos explicar.

O celular nada mais é do que um rádio e, como tal, a transmissão ocorre através de ondas eletromagnéticas. Dentro dele há um emissor e um receptor de ondas de rádio, cuja freqüência é determinada por cada uma das operadoras, de modo a não misturar a mesma freqüência por mais de uma operadora.

Quando você fala ao celular, as ondas de rádio emitidas pelo aparelho são captadas por antenas de uma estação rádio-base, a mais próxima de onde você está. A estação rádio-base é composta por rádios-emissores, rádios-receptores e antenas auxiliares que se comunicam com cada aparelho individualmente na área.

Ao receber ondas de rádio de um aparelho celular, a estação rádio-base retransmite essas ondas para outro ponto, o “switch” (também chamado de comutador). Este envia os sinais da chamada para outra estação rádio-base ou para a rede fixa se for o caso.




De forma geral, a telefonia celular funciona de forma semelhante à telefonia convencional. A diferença elementar do celular é que, a conexão à rede de telefonia é feita através das ondas eletromagnéticas, de rádio, de baixa freqüência.

Cada zona de abrangência de uma estação rádio-base é classificada como célula e tem um espaço de alcance limitado. Esta estação é responsável por atender aos telefones que estão dentro desta área. Quando o usuário sai da área de abrangência de uma estação, automaticamente entra na área coberta por outra estação e, automaticamente, é transferida a ligação para este, sem que o usuário perceba.

Desta maneira, o sistema é interligado em todo o território do país ou exterior, desde que, exista uma antena de estação rádio-base cobrindo a área próxima ao aparelho. A transmissão é encaminhada de antena para antena, até chegar ao destinatário da ligação, não importando o local.

As estações rádio-base se comunicam com a Central de Comutação e Controle (a companhia telefônica celular) que ajusta e controla o serviço. Esta por sua vez, tem conexão a outras estações rádio-base e à rede de telefonia fixa, garantindo, assim, a prestação do serviço para os usuários que estão dentro da cobertura de uma determinada estação rádio-base ou célula.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*