Alianças de ouro muito mais do que joia: o símbolo

Há séculos o ouro é um objeto muito desejado por homens e mulheres de todo o planeta, ninguém discute isso. Em forma de aliança, o ouro se tornou símbolo do casamento, noivado, compromisso – o amor verdadeiro entre o casal. Uma joia que nenhum(a) noivo(a) abre mão. Com todas as mudanças que acontecem na sociedade, alianças persistem como a maior prova de comprometimento dentro de um casamento.

Se falarmos em ouro, imediatamente surge aquele termo bem conhecido por todos, o chamado “quilate”. Esta palavra indica a quantidade de ouro que existe em uma joia. Assim, se a aliança do casamento possuir 24 quilates, significa que esta aliança é ouro puro – 100%.

Se a aliança contém 18 quilates, significa que a peça contém 18 partes de ouro e 6 partes de outros metais, ou seja, 75% é ouro puro. Se a joia for em ouro 14, isso quer dizer que são 14 partes de ouro puro e 10 partes de outros metais.

O ouro puro, designado por “ouro 24 quilates”, é bastante flexível, isso acontece porque o ouro é um metal maleável. Uma aliança de “ouro 24” tem grandes chances de entortar com pouco esforço – até mesmo em um aperto de mão. Por esta razão, os casais acabam por optar pelo ouro 18 ou inferior, cuja aliança é mais resistente.

Veja abaixo uma tabela muito utilizada para definir a quantidade de ouro em uma joia:

24 quilates (24K) ou ainda ouro 999 >> Ouro puro (100% ouro).

18 quilates (18K) ou ainda ouro 750 >> contém 75% de ouro puro + outros metais.

14 quilates (14K) ou ainda ouro 585 >> contém 58,3% de ouro puro + outros metais.

10 quilates (10K) ou ainda ouro 416 >> contém 41,6% de ouro puro + outros metais.

9 quilates (9K) ou ainda ouro 375 >> contém 37,5% de ouro puro + outros metais.

Por que é interessante optar por alianças anatômica? As alianças anatômicas possuem um formato arredondado na parte interna, o que evita a sensação de aperto no dedo, principalmente no início, proporcionando mais conforto. Isso não significa que o formato padrão possa incomodar. Tudo é questão de gosto pessoal.

Comentários
  1. Emerson

    Parabéns pela iniciativa!

    Nem eu conhecia o significado dos quilates…..

    Emerson

PARTICIPE DOS COMENTÁRIOS