Algumas funções interessantes do GPS




O GPS, eficiente sistema de posicionamento geográfico, que envolve um conjunto de satélites em órbita da terra e aparelho de recepção/transmissão na superfície, é capaz de fazer rastreamento de posicionamento global, indicar caminhos em mapas, traçar rotas, medir áreas geográficas, ajustar relógios públicos, orientar aviões, navios e muito mais. Os receptores GPS vão desde os conjugados em telefones celulares, até os ligados externamente ao ambiente por cabo ou Bluetooth.

O sistema GPS tem na órbita da terra nada menos que 24 satélites ativos e mais 4 sobressalentes, que podem entrar em funcionamento caso ocorra pane em algum dos ativos. Na superfície, o receptor GPS capta o sinal de 3 ou 4 satélites simultaneamente, em seguida, calcula a distância entre os satélites e, assim, encontra as próprias coordenadas geográficas

Ajustar os relógios públicos de uma metrópole como São Paulo, por exemplo, seria uma tarefa bastante demorada e trabalhosa se não existisse o GPS. Graças ao sistema de posicionamento global, os satélites se encarregam de enviar as coordenadas do tempo a receptores contidos nos relógios, ajustando-os, todos simultaneamente. Esse é um procedimento bem aproveitado quando ocorre a mudança de horário normal para o horário de verão por exemplo.

As rotas traçadas no monitor do GPS que está no painel do carro, não deixa muitas dúvidas ao motorista no momento de assumir uma trajetória. Os aparelhos podem traçar a rota sobre um mapa ou gravar a trajetória já percorrida, para não deixar o motorista em apuros no retorno da viajem.




Você está em um ponto de ônibus e quer saber qual o momento exato que ele irá passar? Basta enviar um SMS para a central de monitoramento e logo em seguida, outro SMS será retornado, com a informação do horário exato da chegada. A localização do ônibus é obtida por GPS a cada 20 segundos e transmitida à central de monitoramento, que tem um sistema de SMS funcionando em conjunto. Este é um recurso que alguns países já estão oferecendo aos usuários do transporte público.

O GPS no celular não é apenas uma opção de portabilidade, é uma opção de facilidade e segurança, sem ocupar o espaço de um aparelho extra, o próprio celular engloba esta função e, coloca no mesmo equipamento, a praticidade do localizador global com as funções de telefonia e interatividade progressiva.




One Reply to “Algumas funções interessantes do GPS”

  1. Pingback: anchor2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*