O que é DNA? Descubra tudo sobre o DNA (ácido desoxirribonucléico)

sábado, 15 maio, 2010  Postado em   Universidade

O DNA é um ácido, um ácido nucléico, ou seja, presente no núcleo das células de todos os seres vivos, desde bactérias a animais e alguns grupos de vírus. A sigla DNA significa, em português, ácido desoxirribonucléico (nome original: DeoxyriboNucleic acid).


O DNA é uma macromolécula, cuja constituição elementar é composta basicamente por uma molécula de ácido fosfórico, uma molécula de açúcar (desoxirribose) e uma base nitrogenada. Existem quatro tipos diferentes de bases nitrogenadas que podem participar da molécula de DNA, mas nunca ocorrem as quatro ao mesmo tempo em cada molécula.

As quatro bases nitrogenadas que podem existir no DNA são: adenina, timina, guanina, citosina e, a união de uma base nitrogenada com a desoxirribose forma o nucleosídeo; este, com o ácido fosfórico, constitui uma molécula de DNA.

Um cromossomo é constituído por inúmeras moléculas de DNA, sempre aparecem na forma de dupla hélice, de maneira a formar pares, como uma fita dupla, interligando cada um dos genes dos dois cromossomos através de pontes de hidrogênio, lembrando uma escada, cujos corrimões são interligados pelos degraus.

A um conjunto de moléculas de DNA, devidamente codificadas, dá-se o nome de gene. O gene de um cromossomo tem o seu alelo em outro gene, no par correspondente, com a mesma função e interligados por uma ponte de hidrogênio. Diz-se que os genes são alelos quando estão em cromossomos distintos, possuem a mesma função, mas não necessariamente a mesma forma.


A base nitrogenada adenina de uma molécula DNA, sempre se conecta à base nitrogenada timina no DNA correspondente no outro cromossomo do par e, a base nitrogenada citosina de um DNA, sempre se conecta à base nitrogenada guanina no DNA do outro cromossomo do par.

A relação é sempre essa: (adenina — timina) e (guanina — citosina). A conexão entre os genes dos dois cromossomos pareados é feita por estruturas químicas conhecidas como pontes de hidrogênio.

A adenina e a guanina são classificadas como bases nitrogenadas púricas. A timina e a citosina são classificadas como bases nitrogenadas pirimídicas. Então, a base púrica adenina, sempre se conecta com a base pirimídica timina e, a base púrica guanina, sempre se conecta à base pirimídica citosina.

A descoberta da estrutura de dupla hélice do DNA foi feita pelos cientistas James Watson, Francis Crick e Maurice Wilkins em 1953, quando feita a publicação dos seus trabalhos na revista científica Nature. De acordo com os cientistas, a estrutura do DNA lembra uma escada retorcida ao redor de um eixo imaginário, estrutura essa que passou a ser chamada de dupla-hélice.

A principal função do DNA é repassar o patrimônio genético aos descendentes, coordenar a atividade celular e produção de proteínas elementares à manutenção da vida, de qualquer ser vivo, entre outras funções elementares.

O DNA é o elemento fundamental para que um ser vivo seja considerado vivo, mas no caso dos vírus, nem todos os grupos apresentam DNA na forma natural, é o que acontece, por exemplo, com o grupo dos retro-vírus, organismos que apresentam em condições normais o RNA, no momento de infectar uma célula, este RNA é convertido em DNA por intermédio de enzimas específicas que estão presentes nos vírus, como a Transcriptase Reversa e outras.

Nos últimos anos, com o programa genoma humano e outros meios de divulgação em massa pela mídia, o DNA se tornou muito mais conhecido pela maioria da população. Como se sabe, é através de exames de DNA que se obtém o principal mecanismo para se identificar a paternidade e a maternidade de qualquer pessoa.



 

Você também gostará de ler:

  • sim, o teste de DNA pode ser feito via internet
  • Tudo sobre Fone de Ouvido sem fio (head Phone e Headset)
  • 

    18 Respostas para “O que é DNA? Descubra tudo sobre o DNA (ácido desoxirribonucléico)”

    1. simone disse:

      um ser humano adulto possui quantos cromossomos? E possivel modificar estes

    2. lais disse:

      esse site me ajudou pois estou preste a fazer uma prova de biologia .gosto muito de biologia muito legal poder conhecer o corpo humano uma maquina perfeita

    3. lu gonçaçves disse:

      qual o momento que ja dar pra fazer o teste de dna ?, com a mae ainda gravida ou com quanto tempo de nascido , ………aquardo resposta…..

    4. Daisy Duarte disse:

      Quanto é que mede um DNA!

    5. jessica disse:

      se oque mais tem no dna e base,porque e chamado de acido?

    6. alexsandre disse:

      e possivel modificar o dna de alguem mudando tudo no corpa por exemplo aumntar a enteligencia

    7. ROSANGELA disse:

      É POSSIVEL O PAI TER O SANGUE O+ E O FILHO O+ E O RESULTADI DE DNA DAR NEGATIVO?
      PERCISO DESSA RESPOSTA O MAIS RAPIDO POSSIVEL.

    8. Amanda disse:

      gostaria de saber mas sobre tudo, por que adorei essa pagina, e quro ir mas aprofundo para adotar minha inteligencia

    9. Luna disse:

      Olá!
      Eu não entendo de DNA,mas tenho uma dúvida.
      Se a mãe é O+ e o pai O+ tem como a criança nascer com tipo sanguíneo A?
      Pode se dizer que esta criança é filho desse pai O+?
      Desde já.Obrigada.
      Se poder mande a resposta para meu E-mail.

    10. Andreza disse:

      O que é mutação?

    11. yngrid seuqram disse:

      Porque o modelo da molecula de dna ficou conhecido como dupla hélice ? estou en duvida dessa pergunta vc pode me ajudar (obrigado).

    12. samara disse:

      quais as diferenças entre DNA e RNA

      • Thaiza disse:

        DNA: Possui desoxirribose / RNA: Ribose
        DNA: Possui fita dupla / RNA : Possui fita simples
        DNA: Possui um tipo / RNA : Possui três tipos : RNA mensageiro, transportador, ribossomico.

        Espero ter ajudado, beijos !

    13. evelin disse:

      MEU MARIDO REALIZOU UM TESTE DE DNA RECENTEMENTE. JÁ SAIU O RESULTADO QUE NÃO FOI NEM POSITIVO E NEM NEGATIVO. O QUE ISSO SIGNIFICA E COMO DEVEMOS PROCEDER?

    Deixe sua mensagem

  • Importante: As mensagens serão automaticamente validadas pelo sistema e poderão ser bloqueadas no mesmo instante.

  • A observância das regras abaixo é fundamental para sua mensagem aparecer nesta página:
    - Não use qualquer palavra ou expressão de caráter ofensivo, vulgar ou depreciativo.
    - Omita links, e qualquer forma de contato. O campo URL abaixo é um padrão do WordPress, mas por favor, não preencha-o.
    .
    - Utilize grafia sem uso de palavras cortadas ou pela metade. Escreva um texto claro, sem erros de ortografia. Não escreva tudo em MAIÚSCULO. Não utilize internetês ou similares.
    - Não utilize este espaço para descarregar raiva.
    - Não ofenda os autores, o site ou a opinião de outros leitores.
    Mensagens sem essas diretrizes entrarão em moderação e serão rejeitadas pelos administradores do site. Agradecemos sua colaboração.

    Blue Captcha Image
    Refresh

    *