A Terceira Lei de Newton – Princípio da Ação e Reação

quinta-feira, 6 maio, 2010  Postado em   Cultura

Terceira lei de Newton, o Princípio da Ação e Reação. “Toda ação provoca uma reação de igual intensidade e direção, porém, em sentido contrário.” De forma mais prática, a terceira lei de Newton pode ser entendida assim: quando um corpo X exerce uma força sobre um corpo Y, o corpo Y reage e também exerce sobre A uma força de igual intensidade e direção, mas em sentido contrário.


Um exemplo prático é o que acontece com as turbinas dos aviões a jato. A turbina exerce uma força sobre o avião (ação). Este reage e exerce força sobre a turbina com a mesma intensidade e direção, mas em sentido contrário (reação). O avião desloca-se na mesma direção da turbina, mas em sentido contrário à pressão emitida por esta.

Quando uma pessoa puxa uma pedra com uma corda, a pedra reage e devolve para a corda a mesma intensidade de força aplicada pela pessoa que acaba sentindo essa força.

Quando um veículo sofre uma colisão sobre um poste, este poste aplicou uma força sobre o veículo, o poste sofre uma determinada deformação, assim como o veículo. Então, a ação do veículo sobre o poste, provocou uma reação deste, que devolveu ao veículo a mesma intensidade e direção de força, mas em sentido contrário à ação recebida.

Quando uma pessoa caminha tranquilamente sobre uma superfície, esta recebe dos pés uma determinada força. A superfície reage e devolve aos pés a mesma intensidade e direção, mas com sentido contrário.

Quando um remador impulsiona os remos na água, esta reage e devolve ao remador a mesma intensidade de força recebida pelos remos. Como resultado, o barco de desloca em um sentido, ao mesmo tempo, a água se desloca em sentido contrário. Tanto a força aplicada sobre a água pelo remador, como a força sobre o remador aplicada pela água, têm a mesma intensidade e direção, fazendo o sistema se deslocar em sentidos opostos.

A terra atrai a lua, a lua por sua vez, reage e atrai a terra.  A força que a terra exerce sobre a lua é a mesma força que a lua exerce sobre a terra, a direção dessas forças são as mesmas, porém os sentidos são contrários.


Você também gostará de ler:

  • A primera lei de Newton – o princípio da inércia
  • Entenda como o avião voa
  • É lei, saiba tudo sobre cadeirinha de bebês e crianças para carros
  • 

    5 Respostas para “A Terceira Lei de Newton – Princípio da Ação e Reação”

    1. sara layne disse:

      eu gostaria de uma resposta com uma video com uma experimento sera q vc pode me ajudar?

      • Louie disse:

        Carlos Ocicran Permita-me transcrever parte do seu comnete1rio: – Se o pare2metro para a isonomia salarial for o sale1rio pago em Brasedlia, tambe9m quero que meu sale1rio de professor universite1rio seja, pelo menos, proporcional ao dos deputados e senadores com todas as vantagens, inclusive 14ba e 15ba sale1rios Digo eu: E por que ne3o? Por que os que trabalham em Brasedlia tem direito a sale1rios e regalias que nem de longe se3o alcane7ados pelos pobres mortais que le1 ne3o moram e trabalham? A verdade e9 que se criou uma classe especial de funcione1rios cujo fanico diferencial e9 trabalhar em Brasedlia. No caso da PM a coisa se torna absurda. Se3o sale1rios que ne3o se3o pagos em nenhum outro paeds do mundo a policiais. Uma verdadeira loucura. E pode ficar certo de que novos movimentos de PMs acontecere3o em outros estados e em breve, no Maranhe3o. Enquanto a isonomia ne3o for alcane7ada estas greves prosseguire3o. //// Vivi os anos de chumbo. Deus sabe como eu os passei. Ne3o gosto nem de me lembrar. Quando requeri na justie7a direitos que me foram tirados, um juiz deu um despacho que ate9 hoje eu tenho atravessado na garganta. CADA REPARTIc7c3O TEM OS SEUS PRd3PRIOS CRITc9RIOS DE AVALIAc7c3O. Ne3o pode ou ne3o quis este juiz corrigir uma injustie7a cometida pela ditadura, apelou para um despacho gene9rico. Mas nem por isto eu guardo dele rancor. Eu o perdf4o. Levanto o problema dos sale1rios dos militares por achar que revanchismo ne3o leva a nada. Muito pelo contre1rio. Por ter sofrido infameras injustie7as e9 que me bato tanto por justie7a social. E o que este3o fazendo com as Fore7as Armadas, em termos salariais, e9 puro revanchismo. Concordo com vocea no que diz respeito aos sale1rios dos professores. De te3o irrisf3rios, chegam a ser aviltantes. Talvez a desvalorizae7e3o do magiste9rio esteja acontecendo de caso pensado, com o objetivo de aniquilar a qualidade de ensino no nosso paeds. Para os despreparados que este3o no poder, melhor um povo desqualificado intelectualmente. Eu acredito em dias melhores. Eu acredito que este paeds encontrare1 o seu caminho e ocupare1 o lugar que lhe cabe por direito entre as nae7f5es. E isto sere1 conquistado atraves do estudo e do trabalho. Nf3s, Carlos Ocicran, comungamos dos mesmos ideais. Eu je1 beirando os 70 anos. Talvez ne3o esteja aqui para ver este meu sonho transformado em realidade. Mas vocea, Ocicran, certamente vere1 um novo Brasil. Um Brasil bem melhor. Um Brasil para os brasileiros. Que Deus nos abene7f5e.

    2. Bruno Silva disse:

      Eu tenho uma pergunta que pode mudar o conceito sobre essa lei. por favor alguém que intenda sobre essa lei se comuniquem comigo. bruno_sp.tricolor@hotmail.com!Grato!

    3. KAUANI disse:

      ADOREI AS EXPLICAÇOES…

    4. vivian olliveira disse:

      Adorei os exemplos dados me ajudou bastante bju

    Deixe sua mensagem

  • Importante: As mensagens serão automaticamente validadas pelo sistema e poderão ser bloqueadas no mesmo instante.

  • A observância das regras abaixo é fundamental para sua mensagem aparecer nesta página:
    - Não use qualquer palavra ou expressão de caráter ofensivo, vulgar ou depreciativo.
    - Omita links, e qualquer forma de contato. O campo URL abaixo é um padrão do WordPress, mas por favor, não preencha-o.
    .
    - Utilize grafia sem uso de palavras cortadas ou pela metade. Escreva um texto claro, sem erros de ortografia. Não escreva tudo em MAIÚSCULO. Não utilize internetês ou similares.
    - Não utilize este espaço para descarregar raiva.
    - Não ofenda os autores, o site ou a opinião de outros leitores.
    Mensagens sem essas diretrizes entrarão em moderação e serão rejeitadas pelos administradores do site. Agradecemos sua colaboração.

    Blue Captcha Image
    Refresh

    *