Tudo sobre forno elétrico




O forno elétrico certamente é outro dos grandes inventos do século XX que veio para promover o conforto, a velocidade e a praticidade no lar das famílias. Funcionamento à base de energia elétrica, encontra em suas resistências de aquecimento, a fonte de geração do calor usado para executar o aquecimento. Vale lembrar que, por tratar-se de um eletrodoméstico com aquecimento por resistências, a conta de luz poderá vir pesada se não for usá-lo de maneira apropriada.

Antes da instalação, verifique se o cabeamento da rede elétrica e o plugue da tomada na parede, possuem as especificações técnicas necessárias para suportar a demanda de energia consumida pelo forno elétrico. Cabos com menor calibre poderão comprometer o funcionamento do forno, derreter e até causar incêndio.

Utilidades do forno elétrico: você poderá usá-lo para cozimento de um grande número de gêneros alimentícios, como bolos, carnes, pães e outros. Poderá também usar o forno, para aquecer de forma rápida, variados tipos de alimentos já cozidos e que estão frios, como por exemplo, carne assada e lazanhas. Não é uma boa ideia usar fornos elétricos para ferver leite ou qualquer outro tipo de líquido.

Pelo fato de possuírem termostato para regulagem de temperatura, a eficiência no cozimento é maior às comparadas ao fogão à gás, desde que, o alimento possa ser cozido nele. O revestimento interno autolimpante é suficiente para eliminar a grande maioria de gorduras espirradas por alimentos gordurosos. Porém, sempre que possível o uso de papel alumínio, a eficiência do cozimento é maior. O papel poderá ser retirado pouco antes de finalizado o processo para ocorrer o douramento.




Os fornos elétricos são dotados de dois setores de cozimento, possuindo um resistor elétrico superior e outro inferior para emissão de calor. Cada um desses resistores, possui seu próprio botão para ligar/desligar, assim, o controle sobre o cozimento é ainda mais eficiente. Além disso, para tostar o alimento, pode-se desligar a fonte inferior, mantendo a superior ligada até verificarem-se as características douradas sobre o alimento.

Lembre-se que, diferente do micro-ondas, o forno elétrico não possui, necessariamente, programação para desligamento automático. Sendo assim, se você esquecer de verificar o processo de cozimento, poderá queimar o alimento, uma vez que, as resistências continuarão produzindo calor por tempo indefinido.




21 Replies to “Tudo sobre forno elétrico”

  1. Boa noite, vi tantas pessoas com dúvidas sobre assar bolo em forno elétrico e como eu comprei ontem um forno elétrico da Black&Decker 14L, antes de tentar, já lhe peço tb a dica sobre assar bolo e tb como assar pãezinhos de queijo. Aguardo retôrno e já lhe agradeço.

  2. Por favor , gostaria de saber quais vasilhas são compatíveis com forno elétrico. Comprei um da Fogatti,mas não tem informação nenhuma sobre elas.. Obrigada

  3. Tenho um forno eletrico/micro ondas da Fogatti e não consigo fazer bolo de jeito nenhum, já tentei umas vinte vezes com tds os tipos de formas, temperaturas e tempo. Eles solam, murcham, ficam pesados, um horror.
    Quando era o fogão a gás eles ficavam maravilhosos. Pode me dar alguma dica? Grata.

  4. gostaria de saber gual os tipos de assadeira que posso levar ao forno eletricos os tipos de materiais pode ir ao forno .inox,vasilhas de aluminio vidros e se pode usar papel aluminio!!!!obrg

  5. gostaria de saber qual o segredo para assar bolo no forno elétrico, já tentei todas as dicas e nada, o bolo só da certo em forno convencional, mas no forno elétrico mucha, fica solado parecendo uma borracha. Já acertei temperatura, pré aqueço o forno, já coloquei a grade para baixo p cima e nada, será que alguém já conseguiu assar bolo em forno elétrico e ele saiu fofo?por favor me ajude….
    Maria Rocha

  6. Olá, comprei um forno eletrico 46 litros lary e tenho muitas duvidas.
    Queria saber se quando eu for assar um bolo e a lampada piloto desligar é pq o forno tbm desligou sendo assim eu tenho ainda q deixar o bolo por mais algum tempo, digo isso pq coloquei uns pãos para torras e foi muito rapido q o forno desligou ai fiquei com duvidas.
    Séra q posso colocar colorex e outras materias sem ser aluminio?
    Muito obrigado pela atenção.

  7. bom dia estou interessada em comprar um forno eletrico mas gostaria de saber o seguinte…
    os fornos eletrico de bancada podem ser colocados em um espaço como os fornos de embutir sendo que ficará um espaço de 10, 15 centimetros em volta para ventilaçao? agradeço desde ja a atençao

    Fatinha loirinha

  8. Bom dia.
    Gostaria de saber que tipo de vasilhas posso usar no forno elétrico.
    Pois tenho dúvidas, posso usar vasilhas de alumínio, inox.
    Desde já obrigada.
    Aguardo resposta.

  9. Bom dia.
    Gostaria de saber que tipo de material posso usar no forno elétrico.
    Tenho dúvidas, posso usar vasilhas de alumínio, inox?
    Desde já obrigada.
    Aguardo resposta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*