Como hospedar um site em 3 etapas simples?

Quando você coloca um site, blog ou loja virtual no ar está ajudando a construir a própria internet. Está contribuindo para a diversidade de ideias e temas. Enfim, já estará fazendo parte de um time de campeões.

Para fazer com que o seu website esteja presente na internet temos que adicionar esta maravilha em algum local capaz de suprir os aspectos tecnológicos necessários para fornecer o conteúdo deste site.

É para isso que existem os provedores de hospedagem de sites. São empresas dotadas de alta tecnologia, profissionais capacitados e força de trabalho incessantes para garantir que, o seu grande ativo esteja sempre online, independente da data, se o ida é útil ou se é feriado de natal ou seja lá o feriado que for.

Dessa maneira, para criar e tornar viável um website disponível na rede, vamos considerar apenas três etapas, as quais são fundamentais e, permitem, que tudo isso seja possível.

Etapa 1: Registrar um domínio

O domínio de seu site é por onde tudo começa. Você, certamente, já está familiarizado com termos do tipo “.com” ou “.com.br” não é mesmo?

Se você pretende ter um website com o nome pescariasuprema.com, por exemplo, saiba que esse será o domínio pelo qual todo website estará vinculado.

Registrar um domínio é o ponto inicial para hospedar um website. Para isso, existem diversas opções, incluindo o NIC.br para domínios brasileiros, aqueles que terminam com .br ou a ICANN para se preferir domínios com finais .com, .net, .org, .info e muitos outros.

Mas, você não precisa se preocupar com isso se optar por registrar o seu domínio juntamente com a empresa que fornece o servidor de hospedagem, sendo este, inclusive, o segundo elemento necessário para colocar um website online.

Antes de registrar um domínio é preciso saber se o mesmo está disponível ou não para o registro.

Os buscadores de domínios dão essa resposta. Para isso, acesse o website que realize o serviço de registro, ache o campo “registrar domínio” ou, similar e, simplesmente, pesquise pelo nome de domínio desejado, incluindo  o final, por exemplo: meusite.com ou, meusite.net.br.

Para efetuar o registro e passar a ser propriedade sua, o mesmo necessita estar disponível para o registro, ou seja, ninguém o ter registrado ainda e, pagar o valor solicitado pelo registrador, na forma de anuidade.

Após a compra de um domínio, o mesmo ficará sob sua propriedade por pelo menos um ano, o que não impede que, no momento da compra, o proprietário decida compra-lo por vários anos, simplesmente pagando o número de anuidades que desejar.

Após o término do registro é necessário efetuar a sua renovação, pagando por mais um período que nunca será inferior a um ano.

Se não renovar até o prazo estipulado pelo registrador o domínio será considerado livre para qualquer outra pessoa ou empresa compra-lo.

Agora que já compreendemos como é realizado o processo para registro de um domínio vamos entender o segundo elemento fundamental para que um website seja colocado com sucesso na internet.

Clique aqui para conhecer e hospedar site por 30 dias GRÁTIS 

Etapa 2: O servidor de hospedagem

O servidor de hospedagem, também conhecido como host ou, provedor de hospedagem, constitui-se de uma empresa dotada de um complexo sistema que utiliza computadores, links, softwares e recursos humanos para garantir que os websites hospedados, junto a plataforma, funcionem de maneira adequada 24 horas por dia.

Para hospedar websites teremos que verificar alguns requisitos que poderão ser conferidos junto ao provedor de hospedagem, para então, decidirmos no momento de escolher um plano, o mais adequado, aquele ideal para hospedar o conteúdo de nosso futuro website.

Assim, existem empresas que oferecem hospedagem gratuita e empresas que oferecem hospedagem paga.

Outras empresas, disponibilizam planos gratuitos com menos recursos e, planos pagos com recursos completos.

Para escolhermos a melhor opção para hospedagem de nossos websites deveremos verificar, também, se o mesmo será colocado em um plano dentro de servidor compartilhado ou, dentro de servidores com recursos semi-dedicados VPS ou, ainda, totalmente dedicados e, mesmo, em cloud computing.

A diferença entre servidores com recursos compartilhados, semi dedicados VPS, dedicados e cloud, está na capacidade de processamento que cada um desses servidores oferece a você.

Sendo assim, o servidor compartilhado é o que possui o menor custo para o consumidor. Como o nome diz, por ser compartilhado, toda a capacidade de processamento e tráfego disponível em um desses servidores será compartilhado com diversos outros clientes.

Sim, ao optar por um servidor compartilhado você estará pagando um preço bem acessível, porém, muitos outros websites estarão dividindo os recursos deste servidor junto com o seu website.

Mas não se preocupe, todos os websites que compartilham o mesmo servidor são “isolados” entre si e compartilham somente os recursos de processamento da máquina e, geralmente, o mesmo endereço IP.

Como podemos imaginar, ao hospedarmos em servidor compartilhado deveremos concordar com uma postura de boa vizinhança, ou seja, um website não pode se aproveitar do poder de processamento e colocar os outros websites em desvantagem.

As empresas de hospedagem tem tecnologia para manter o equilíbrio entre as contas, dessa maneira, todos os websites compartilharam mais ou menos do mesmo poder de processamento, de forma dividida.

Quando o website está exigindo mais poder de processamento ou tráfego e, por outro lado, o servidor compartilhado não oferece esse poder, devido aos limites impostos, entra em ação a opção pelos servidores VPS, Dedicados e Cloud.

Os hosts em VPS ainda compartilham recursos com outros usuários na mesma máquina, no entanto, o número máximo de clientes é bem menor em comparação à hospedagem compartilhada e, uma fração exclusiva dos recursos de processamento, tráfego e endereço IP é garantido para cada cliente que opta por o ambiente em VPS.

Já, a hospedagem em host dedicado, garante a totalidade do poder de processamento, do tráfego e endereço IP adquirido neste plano de servidor. Os recursos não são compartilhados e todo o servidor é exclusivo para o seu website.

O host em ambiente de cloud oferece recursos muito parecidos com o servidor dedicado, no entanto, os recursos podem ser ampliados ou diminuídos à medida que o website ou, demais serviços oferecidos, necessitem – ou não, desses recursos.

Dessa maneira, se em determinado período do dia o número de acessos aumenta de forma significativa, o ambiente cloud ativa novos recursos para suprir a demanda desse tráfego.

O limite da quantidade de processamento do cloud é definido pelo próprio cliente, bem como, o quanto se deseja pagar para obter esse processamento ampliado.

Clique aqui para hospedagem grátis 30 dias

Etapa 3: Criar o website e configurar serviços

Esta etapa complementa os passos necessários para, finalmente, o website ficar online e aparecer na internet.

Significa tornar disponível os diversos formatos de arquivos, os quais, fazem um website funcionar corretamente, como os arquivos em html, em linguagens PHP, SQL, CSS, imagens e, outros, dentro do espaço destinado no servidor.

Permite, também, gerenciarmos o serviço de hospedagem através do painel de controle cPanel, caso o servidor contratado ofereça este painel, o que é achamos muito útil em ambiente com suporte a PHP.

Servidor de hospedagem de sites com suporte a PHP e banco de dados MySQL, por exemplo, tornam viáveis a instalação de sistemas prontos, inclusive, com instalador automático de scripts, presente no painel de controle cPanel.

Se o plugin Softaculous também estiver disponível é possível instalar uma infinidade de sistemas prontos, de forma automática, como, WordPress, Magento, Joomla e muito mais.

Assim, não é necessário nenhum conhecimento avançado em gerenciamento ou, desenvolvimento web, para instalar e, configurar um sistema de alta qualidade, como um blog em WordPress ou, uma loja virtual de alto nível, no website.

Pelo painel de controle cPanel, o qual poderá estar disponível para o seu site, desde que o seu host o ofereça, podemos ir muito além. Por ele, criamos facilmente contas de e-mail, contas de banco de dados MySQL, acessamos estatísticas do website, editamos arquivos, criamos subdomínios e muito mais.

Um dos provedores de hospedagem que recomendamos poderá ser acessado clicando aqui

Poderá acessar o link acima e testar gratuitamente qualquer plano de hospedagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*