As questões e temas mais comuns em vestibulares

Alguns tipos de questões que sempre aparecem em todos os vestibulares:

Um tipo bem comum em português é este: a frase X pode ser substituída por Y e mantém sempre o mesmo significado? Por exemplo: na frase, “todas as mulheres bonitas são modelos pode ser substituída por todas as modelos são mulheres bonitas e o significado continua exatamente o mesmo?” Só para lembrar, estas duas frases têm significados distintos, ok? E interpretação de textos, sempre haverá questões para resolver na forma de interpretação de textos variados.

O vestibular é mesmo uma barra pesada, assusta a muitos, não sei por quê. Deveria ser igual a andar de bicicleta, se cair um tombo, levante-se e siga novamente. Mas falamos dos grandes vestibulares, como o das universidades federais, aquelas provas que são verdadeiras maratonas, questões somatórias com discursivas e, a redação com temas que exigem interpretação aguçada e habilidade na escrita e na geração de ideias.

Em física, questão com circuito elétrico. Toda a prova de física tem pelo menos uma questão com pelo menos um esquema elétrico, o qual, o candidato tem que analisar e interpretar onde, ou se, o circuito é aberto; se a ponte X recebe mais carga que a Y e outras coisas mais ou menos como essa. Além de temas referentes a ondas, leis de Newton, mecânica e outros.

Em biologia, tipos de doença e quem as causa, se uma determinada doença é provocada por bactéria ou por vírus, por fungos, protozoários ou uma parasitose. Outro tipo de questão comum, sempre tem a ver com o funcionamento de algum órgão ou função do corpo humano, como por exemplo, identificar em desenhos o que está esquematizado em sistemas como o circulatório, o respiratório, o nervoso, o endócrino etc.

Em geografia, temas referentes à biocombustíveis estão em ascensão, assim como questões que envolve a população (terceiro mundo, pobreza, natalidade, dinâmica da população etc). Outro tema bastante comum em geografia, são acontecimentos ou fenômenos que estão em destaque na mídia, no ano do vestibular.

Em química, tipos de questões comuns estão relacionados com a termoquímica ou entalpia. Por exemplo, um tipo de questão é aquele que pede “qual a quantidade de energia gasta ou liberada em uma determinada reação química?” Outro tipo de tema comum é referente à química orgânica, onde pede-se a identificação das funções, a classificação, fórmulas entre outras.

Em história, sempre algum fato histórico é abordado e, sobre ele, há questões bem aprofundadas, como por exemplo, o que foi o tenentismo? A guerra fria? O governo de Vargas? E temas do tipo: como aconteceu a formação das culturas em âmbito mundial, a qual envolve religião, economia, formas de governo e meio político.

Em matemática. Prova de matemática, em vestibular, sem questão de trigonometria, provavelmente não é matemática. Cai sempre. Outro tipo de questão que sempre cai, é sobre geometria (plana, geométrica ou analítica), ou seja, área de figuras geométricas como triângulos, paralelepípedos, cilindros e sólidos geométricos em geral, são quase que certeza que aparecerá. Além disso, questões sobre matrizes e funções, são igualmente comuns.

Em língua estrangeira, o mais normal é a interpretação de textos, o qual é conseguido pela tradução de passagens, artigos, notícias e outros escritos, da língua em questão, para o português. Além, é claro, de gramática e outros temas.

Os tipos de questões (ou temas) acima são apenas uma noção geral do que é pedido em vestibulares. Não significa, necessariamente, que todas as universidades ou vestibulares, de fato, reflitam a realidade exposta neste artigo, sendo este, uma relação das mais abordadas, as quais foram verificadas em diversas edições, de inúmeros vestibulares, em instituições diferentes.

One Reply to “As questões e temas mais comuns em vestibulares”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*