Como postar comentários com o protetor de spam no ForceSystem.com.br

terça-feira, 12 fevereiro, 2013  Postado em   Internet
arrow   |   1 Commentarrow

Se você é um visitante de nosso blog desde o início, provavelmente já percebeu que, quando realizamos modificações por aqui, as mesmas são sutis e nunca ocorrem de forma exagerada. Consideramos isso importante para manter um padrão e um estilo mais ou menos parecido em todas as visitas que você nos oferece.

Às vezes precisamos ajustar algumas coisas e fazemos da melhor maneira possível, para que passem bastante despercebidas, mas, que tornem o site, a navegação e o visual mais atraentes, rápido e organizado. Desta vez, decidimos modificar a maneira que os comentários são inseridos em cada um dos posts, visando acabar com uma verdadeira praga que existe desde os primórdios da internet: o spam.


Se você, caro leitor, escreve ou tem um blog sabe perfeitamente o que estou dizendo nestas linhas. A seção de comentários é duramente castigada com a inserção de mensagens e comentários inseridos de forma automática por robôs que vivem rondando praticamente todos os sites de nossa querida web.

Na luta para combater esse inimigo tão inconveniente, experimentamos as mais importantes técnicas de controle e combate ao spam automatizado que dispomos, algumas surtiram efeito no princípio, mas, em pouco tempo, foram ludibriadas e vencidos pelos robôs do lixo cibernético.

Como utilizamos o WordPress para montar nosso blog, temos a disposição algumas ferramentas básicas que a própria plataforma oferece, como o filtro de url, de palavras, de IP e outras. Mas, convenhamos, adicionar um plugin de controle ao spam é a ferramenta que melhor previne a entrada desse mal em blogs construídos em WordPress. Mesmo assim, os problemas persistem.

Somente captcha já não estava sendo eficiente o bastante por aqui. Foi por isso que decidimos adicionar um plugin realmente radical no combate ao spam. O mesmo adiciona uma simples equação aritmética, porém, muito simples de ser resolvida e muito eficaz no bloqueio de comentários automatizados, os quais, então são barrados e não entram no blog.

controle2A diferença deste plugin para outros muito parecidos, que fazem uso de equações, está no fato do mesmo utilizar algarismos + o nome por extenso do número, compondo uma simples equação de soma, cujo resultado, deverá ser inserido manualmente por uma pessoa real no campo apropriado.

Além disso, o script do plugin poderá mostrar a equação com o resultado já resolvido, omitindo, no entanto, uma controle1parte da equação. Neste caso, é solicitado ao leitor que insira o algarismo que falta para atingir aquele resultado.

Há muitas ferramentas e plug-ins que fazem um trabalho parecido, onde, precisamos resolver pequenas equações matemáticas antes de postar um comentário ou realizar algum cadastro online. Este que utilizamos aqui em nosso blog, no entanto, tem se mostrado muito eficiente e, por isso, iremos mantê-lo ativo, pelo menos, até que surja um novo algoritmo capaz de decifrá-lo.

Como podemos ver, é muito fácil comentar no artigo de interesse. A única diferença é que ao invés de preencher as letras do tradicional captcha ou resolver equações simples de somar, agora, é preciso alternar entre adicionar a resposta da equação ou completar com o algarismo necessário para se chegar à resposta já mostrada.

Dessa maneira, somente pessoas reais, humanos – literalmente, saberão identificar a solução desta pequena equação, os robôs de spam são incapazes, por enquanto, de interpretar este desafio e, com isso, não inserem comentários inoportunos nos artigos. Isso é bom para todos nós, certo?




Uma resposta para “Como postar comentários com o protetor de spam no ForceSystem.com.br”

  1. Wander disse:

    É isso aí. E além disso, quem insere e-mails nos campos de comentários também são devorados pelos robôs de spam e logo começarão a recebe-los. Por isso, quando comentar insira um e-mail inexistente, uma vez que, o WordPress obriga a preencher o campo e-mail

Deixe sua mensagem

  • Importante: As mensagens serão automaticamente validadas pelo sistema e poderão ser bloqueadas no mesmo instante.

  • A observância das regras abaixo é fundamental para sua mensagem aparecer nesta página:
    - Não use qualquer palavra ou expressão de caráter ofensivo, vulgar ou depreciativo.
    - Omita links, e qualquer forma de contato. O campo URL abaixo é um padrão do WordPress, mas por favor, não preencha-o.
    .
    - Utilize grafia sem uso de palavras cortadas ou pela metade. Escreva um texto claro, sem erros de ortografia. Não escreva tudo em MAIÚSCULO. Não utilize internetês ou similares.
    - Não utilize este espaço para descarregar raiva.
    - Não ofenda os autores, o site ou a opinião de outros leitores.
    Mensagens sem essas diretrizes entrarão em moderação e serão rejeitadas pelos administradores do site. Agradecemos sua colaboração.

    Blue Captcha Image
    Refresh

    *