Como funciona uma rede de computadores?

sábado, 2 outubro, 2010  Postado em   informática

Se dois ou mais computadores estão interligados um ao outro, de modo que, possam compartilhar serviços entre si, então, existe uma rede de computadores formada. Este compartilhamento pode incluir serviços como impressoras, dados, internet e muitos outros.


Os equipamentos necessários para interligação em rede inclui: cabos, fios, antenas, placa de rede, hubs, switchs, roteadores, servidores e outros.

Os hubs: é um aparelho que poderá ser usado em uma rede local, como a de um escritório por exemplo, para convergir os cabos dos computadores conectados em rede.

Os switchs: trabalha de forma similar ao hub, mas, com alta capacidade de velocidade e conexões, de modo a serem empregados em redes não locais, como no caso da internet.

O cabeamento estruturado: dentro de um ambiente de trabalho, o cabeamento estruturado é um sistema de cabos distribuídos de forma a facilitar a instalação ou retirada de equipamentos no ambiente. Este se dá por meio de um ponto contendo plugues e, que está localizado no ambiente de trabalho (na parede ou não) e, através de cabos, ligando-se ao hub central. Um ponto de conexão pode ser constituído de diversos plugues, o que permite conectar diversos computadores sem “esticar” novos cabos.

Os repetidores: é um aparelho que amplia, regenera e reproduz os sinais da rede, retransmitindo-os para outro segmento da mesma igação, garantindo a manutenção dos dados e a qualidade do sistema.


O cascateamento: se for necessário conectar dois ou mais hubs entre si, utiliza-se este meio de comunicação. A maioria dos hubs possuem o plugue up link, que permite a ligação de cabos, de modo a poderem se conectar um ao outro.

O servidor: é o computador que alimenta com dados outros computadores conectados a ele, como acontece com os servidores de hospedagem de sites, neles, estão armazenados os sites acessados pelos visitantes.

A conexão ponta a ponta: é a maneira mais simples de se criar uma rede de computadores. É possível criar uma rede de forma muito fácil, dentro de casa por exemplo, para conectar dois computadores entre si, sem necessidade de hub, basta interligar os dois pela porta de rede presente em todos os computadores e, em seguida, configurar a rede através do Windows.

Veja também: Curso Online para Redes de Computadores. Acessar

Veja também: Curso Online de Projeto de Rede Estruturada. Acessar

Foi abordado neste artigo apenas uma ideia central de como é o funcionamento de uma rede de computadores, os elementos vão muito além dos abordados aqui. Atualmente, as pessoas em casa utilizam computadores em rede, seja para conectar dois equipamentos e compartilhar uma mesma impressora por exemplo, seja para acessar à internet, a maior de todas as redes de computadores que se tem conhecimento.



Você também gostará de ler:

  • Você sabe como funciona um pendrive?
  • 

    2 Respostas para “Como funciona uma rede de computadores?”

    1. Moema disse:

      Parabéns: texto escrito de maneira simples! Me ajudou muito! :-)

    2. andre disse:

      foi muto bom saber disso

    Deixe sua mensagem

  • Importante: As mensagens serão automaticamente validadas pelo sistema e poderão ser bloqueadas no mesmo instante.

  • A observância das regras abaixo é fundamental para sua mensagem aparecer nesta página:
    - Não use qualquer palavra ou expressão de caráter ofensivo, vulgar ou depreciativo.
    - Omita links, e qualquer forma de contato. O campo URL abaixo é um padrão do WordPress, mas por favor, não preencha-o.
    .
    - Utilize grafia sem uso de palavras cortadas ou pela metade. Escreva um texto claro, sem erros de ortografia. Não escreva tudo em MAIÚSCULO. Não utilize internetês ou similares.
    - Não utilize este espaço para descarregar raiva.
    - Não ofenda os autores, o site ou a opinião de outros leitores.
    Mensagens sem essas diretrizes entrarão em moderação e serão rejeitadas pelos administradores do site. Agradecemos sua colaboração.

    Blue Captcha Image
    Refresh

    *