Cuidar de idosos

A vida de um familiar é normal e sem nenhum inconveniente. Tudo vai bem quando todos estão bem, os dias vão passando, a idade não para com o avanço do calendário, alguém da família com mais idade, está ainda mais velho e quando notamos, este alguém, não está mais dominando seu cotidiano como já fora no passado. Você tem uma decisão inadiável a tomar: cuidar dos familiares idosos.

Em muitas famílias, é difícil entender que o idoso agora precisará de assistência continuada. É preciso adicionar à rotina esta atividade de extrema importância, que faz bem para si mesmo e para a pessoa em assistência. Cuidar de forma eloquente do familiar idoso é muito mais do que ajudar, é um ato de doação, de amor inigualável. É uma prova de que fazer o bem para aqueles que geraram a vida, retorna como recompensa de gratidão para toda nossa vida.

Jamais negligenciar a atenção e carinho que o familiar idoso necessita. Jamais imagine que você não tem responsabilidade, e que outro, pode fazer aquilo que você deixa de fazer. Deixar de cuidar dos nossos idosos não é somente um crime é uma violação à própria consciência e vida. Faça sua parte, um dia, você será recompensado por isso – não duvide.

Lembre-se que, futuramente, você é quem estará ocupando o lugar que um idoso hoje ocupa. Como um filho que precisa de sua mãe e seu pai. O idoso precisa do amor de seus filhos para sentir-se em paz e útil para com os demais. Não importa se o idoso tem plena saúde ou sofre com alguma doença física ou mental. Assisti-lo e oferecer amor, tem uma importância sem limites para ele.

Se você cuida de idosos – seja um familiar ou no trabalho, assuma isso como um ato de extremo amor, jamais os trate injustamente, não negligencie atenção e carinho. Esteja certo de que o bem que você faz, jamais retornará de outra forma senão em forma de bem e paz. Nunca duvide que você é um ser especial e que todos batem palmas por sua atitude solidária.

Se você tem um idoso na família, mas outros cuidam dele, lembre-se que são os filhos e familiares o maior patrimônio de qualquer cidadão. Se você falta com atenção e carinho, sua consciência estará tranquila ao fim do dia? Não engane-se a si próprio, alie-se, jamais fuja.

Além disso, pense que, se você procura um “escape”, estará sobrecarregando outro que precisa de muito mais esforço para fazer aquilo que você deveria fazer. E pior, você está dando um tapa na cara em todos os que fazem parte de sua família.

Parabéns a todos que cuidam de seus idosos de forma consciente, vocês são extremamente abençoados e merecem o maior de todos os prêmios: a paz interior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*