Balança eletrônica digital, como funciona, saiba tudo

quarta-feira, 17 novembro, 2010  Postado em   Tecnologia
arrow   |   5 Commentsarrow

Elas mostram o peso dos mais variados tipos de corpos em um mostrador digital ou mesmo em um terminal de microcomputador. Nós as vemos em supermercados, em feiras, em indústrias, nas rodovias e muitos outros locais. As balanças eletrônicas fazem uso dos recursos computacionais e sistemas de bits, sensores e processadores para converter informações de massa, aceleração gravitacional e dados matemáticos em informações exatas referentes ao peso dos corpos.


Como funciona a balança eletrônica? Em síntese, o funcionamento ocorre da seguinte maneira: sob o prato (ou bandeja em aço inoxidável), há um equipamento denominado de célula de carga, que recebe compressão quando um corpo é colocado sobre o prato. A célula de carga (ou dínamo) é capaz de converter energia mecânica em energia elétrica, sendo constituída de um imã e uma bobina.

A célula de carga atua como um transdutor (tradutor), captando a intensidade de compressão e transformando essa energia mecânica recebida, em pulso elétrico. Quanto maior a pressão recebida, maior será o sinal elétrico produzido.

O pulso elétrico gerado pela célula de carga é imediatamente enviado ao processador da balança. A variação de intensidade elétrica recebida pelo processador influencia no resultado do peso, ou seja, quanto maior a carga recebida, maior será o peso calculado pelo processador. Depois de uma série de cálculos matemáticos, o processador finalmente exibe o resultado no mostrador, tudo em questão de segundos.

As balanças, independente de serem eletrônicas ou não, necessitam do selo do INMETRO para serem comercializadas no Brasil, mesmo as residenciais. Inclusive, no site da instituição é possível verificar a homologação de cada modelo.


É comum (e totalmente necessário) a utilização de balanças em indústrias, comércio e organizações dos mais variados tipos, como farmácias, hospitais e tantas outras infinidades de localizações. Mas, no ambiente doméstico, as balanças também são totalmente indispensáveis. Principalmente na cozinha, muito importante na hora do preparo de receitas para alimentação.

A medida certa não pode ser deixada de lado na hora da preparação dos mais variados tipos de alimentos. Errar no peso da farinha, por exemplo, pode deixar uma massa fora de consistência, muito mole ou muito seca. Por outro lado, em outro exemplo, adicionar quantidade maior de manteiga àquela recomendada, pode deixar um bolo com sabor descaracterizado. Por esses e tantos outros fatores, ter uma balança doméstica é tão importante quanto os próprios ingredientes utilizados na receita.

As opções e modelos de balanças eletrônicas para uso em casa também têm variações que se adaptam a todas as necessidades ou exigências das donas de casas ou cozinheiras. A facilidade de uso e a precisão na medição do peso, fizeram com que esse tipo de balança assumisse sua posição definitiva dentro de casa. O mostrador digital, não passa mais despercebido e, o ambiente familiar é o melhor local para garantir a popularização desta facilidade.



Você também gostará de ler:

  • Como funciona o telefone celular
  • Como funciona a tela sensível ao toque – touch screen
  • É lei, saiba tudo sobre cadeirinha de bebês e crianças para carros
  • Você sabe como funciona um pendrive?
  • 

    5 Respostas para “Balança eletrônica digital, como funciona, saiba tudo”

    1. Daniel disse:

      óla gostaria de saber onde consiguir manuais tecnicos de balança eletronica rodoviaria como ids digital lider toledo ,.gostaria de saber quais tipo de defeito que uma celula de carga pode dar,defeitos que uma placa conversora a/d nao da

    2. Somebody disse:

      Muito obrigada, isso me ajudou e muito com meu trabalho de física. Parabéns ao gênio que escreveu isso.

    3. Francienny disse:

      Bom dia, venho atravez desta solicitar uma informação sobre o artigo relacionado a balanças eletronica digitais, pois estamos realizando uma monografia e necessitamos do nome do autor deste artigo que muito nos interresou.

      desde ja ficamos agradecidos !!!

    4. oster disse:

      naum eh pulso , eh valor de resistencia, o valor so se torna pulso depois de passar pelo conversor a/d

    Deixe sua mensagem

  • Importante: As mensagens serão automaticamente validadas pelo sistema e poderão ser bloqueadas no mesmo instante.

  • A observância das regras abaixo é fundamental para sua mensagem aparecer nesta página:
    - Não use qualquer palavra ou expressão de caráter ofensivo, vulgar ou depreciativo.
    - Omita links, e qualquer forma de contato. O campo URL abaixo é um padrão do WordPress, mas por favor, não preencha-o.
    .
    - Utilize grafia sem uso de palavras cortadas ou pela metade. Escreva um texto claro, sem erros de ortografia. Não escreva tudo em MAIÚSCULO. Não utilize internetês ou similares.
    - Não utilize este espaço para descarregar raiva.
    - Não ofenda os autores, o site ou a opinião de outros leitores.
    Mensagens sem essas diretrizes entrarão em moderação e serão rejeitadas pelos administradores do site. Agradecemos sua colaboração.

    Blue Captcha Image
    Refresh

    *